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16/05/2023 - 11h03 Gestão de Pessoas

Especialista dá seis dicas para feedbacks assertivos e humanizados

Empatia e escuta aberta são partes fundamentais no processo


 

 

 

 

Entre os processos corporativos que já fazem parte das rotinas empresariais, o feedback se destaca pelo seu papel importante no direcionamento e desempenho individual dos colaboradores, além da assertividade dos times. Como um bom processo de comunicação, o feedback pode ser considerado o centro do trabalho de boas equipes e, para que seja correto, deve ser acompanhado de boas práticas que o ajudarão a ser essencial na construção de bons resultados.

 

"Como um processo no qual a troca de percepções é a base para melhorias, o feedback deve ser implementado como parte de uma cultura empresarial que se importa não apenas com o resultado dos negócios, mas também com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores", explica Kari Silveira, cofundadora e COO da Impulso, empresa de desenvolvimento de profissionais e times de tecnologia. "Os feedbacks estão na lista das conversas mais difíceis, por isso, há fatores que precisam ser analisados individualmente para que essa troca seja feita de forma humanizada e assertiva", comenta Kari.

 

Para facilitar esse processo, a executiva listou algumas dicas.

 

Crie uma cultura de feedback em sua empresa e alinhe os processos com as lideranças

Para que o feedback seja benéfico para o seu negócio, é fundamental criar uma cultura em que esse tipo de conversa esteja presente na rotina das pessoas. Isso significa que os colaboradores não devem se surpreender ou sentir medo quando convidados a revisitar seus desempenhos. Além disso, é importante alinhar os processos com os líderes para que o feedback seja feito de forma clara e humanizada, tornando-se uma ferramenta importante para o desempenho dos profissionais e, consequentemente, para o sucesso dos negócios. Convide os líderes a conhecerem os liderados e incentive-os a entender qual é a melhor forma de dar feedback a cada colaborador, criando um ambiente de trabalho mais acolhedor e construtivo.

 

Dê feedback imediatamente e contextualize os liderados

Se os gestores guardarem os feedbacks apenas para uma reunião anual de desempenho, haverá um desperdício de talentos, pois as informações e devolutivas poderão se perder pelo caminho. Portanto, é importante criar uma cultura de confiança em que seja possível dar feedback imediato, alimentando assim um ciclo virtuoso de melhoria contínua.

 

Durante o processo, compartilhe com os gestores a importância de contextualizar os liderados. Para dar um bom feedback, é preciso entender em que estágio de desenvolvimento aquele trabalho está e, se ele não estiver de acordo com o resultado esperado, explicar claramente o porquê. Fornecer informações relevantes sobre o desempenho do colaborador para ilustrar exemplos ajudará quem está recebendo o feedback a assimilar as informações de forma clara e correta.

 

Ofereça um processo acolhedor

O feedback pode ser difícil para o colaborador devido à sua importância para o desempenho individual e os resultados da empresa. Há uma ansiedade ou receio por parte dos liderados, portanto é fundamental que a conversa seja planejada para ocorrer da forma mais humanizada possível. Escolha o momento e o local adequados para essa troca, um ambiente privado e calmo pode ajudar no processo de absorção das informações.

 

Se possível, personalize seu feedback

Considere a possibilidade de personalizar cada feedback para adaptar a comunicação e torná-la mais ágil e efetiva. Cada colaborador recebe feedbacks de maneiras diferentes, devido à sua história profissional ou características individuais, então é importante entender qual é o melhor caminho e ferramenta para uma troca clara e positiva para ambas as partes.

 

Dê espaço para reflexão e réplica

Depois de apresentar as suas questões sobre o desempenho e desenvolvimento do colaborador, esteja aberto para ouvir os contrapontos dele. Dessa forma, a outra parte se sentirá mais segura e motivada, sabendo que terá a oportunidade de se expressar. É fundamental compreender que esse processo busca alinhar as expectativas, e cada pessoa tem a sua forma de reagir a certas situações. Portanto, quanto mais acolhedor for o ambiente, maior a probabilidade de as pessoas normalizarem a troca e buscarem um desenvolvimento ágil. Além disso, cada pessoa absorve esse tipo de informação de maneira diferente, portanto, se necessário, abra um espaço de reflexão com mais tempo hábil e se coloque à disposição para futuras conversas.

 

Ofereça suporte emocional e ajuda prática

Após as conversas de feedback, certifique-se de que o processo foi empático, acolhedor e claro para o liderado, e busque sempre chegar a acordos que beneficiem ambas as partes. Para contribuir com o desenvolvimento do colaborador, ofereça ajuda prática, como auxílio em atividades em que encontra dificuldades, indicação de ferramentas ou técnicas para aprimorar tarefas, entre outras.

 

Por fim, é importante receber a devolutiva referente ao processo. Para isso, pergunte ao colaborador como ele se sentiu durante a conversa e quais pontos foram essenciais para estabelecer uma comunicação clara e objetiva.

 

 

Foto: Shutterstock

 

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