Notícia

Gestão de Pessoas

19/04/2023 - 10h38

Nestlé avança no desenvolvimento de talentos e lança mais uma universidade corporativa

No total são oito UCs e e mais de 13.200 participantes, o equivalente a 60% dos colaboradores

 

 

 

Para investir no desenvolvimento de seus colaboradores, a Nestlé vem implementando universidades corporativas desde 2015. O lançamento mais recente é a Universidade de Lácteos & Nutrição, que tem o objetivo de aprimorar o conhecimento de colaboradores da fábrica de Araçatuba, em São Paulo, em temas relacionados aos processos de produção de pós e líquidos. O programa foi estruturado em parceria com o Senai-SP e conta com a participação de 40 colaboradores.

 

Os candidatos passam por processos seletivos que são organizados em parceria com instituições de ensino e envolvem a aplicação de uma prova, similar aos moldes de um vestibular.

 

De suas oito universidades, quatro possuem cursos de graduação, pós-graduação e um MBA nas áreas de Supply Chain – o primeiro da companhia aprovado pelo MEC, em 2020 –, Finanças & Controle, Vendas e Transformação Digital & Indústria 4.0. Cerca de 112 colaboradores se formaram em cursos corporativos aprovados pelo MEC ou desenvolvidos em conjunto com instituições de ensino. No ano passado, mais de 13.200 pessoas participaram de algum tipo de treinamento, o equivalente a 60% do total de colaboradores.

 

"Antes, as empresasbuscavam profissionais atualizados. Hoje, as pessoas querem estar em uma empresa moderna que proporcione desenvolvimento e adote sistemas de ensino”, diz Izabel Azevedo, diretora de Cultura e Talento da Nestlé Brasil.

 

Para ela, apostar na estrutura de universidades corporativas vai muito além de treinamentos avulsos ou periódicos. “É oferecer ferramentas e tecnologias para uma formação completa e com capacitação em habilidades técnicas, criadas em sinergia com escolas que ajudam a atender necessidades específicas do negócio e geram engajamento e motivação interna, além de resultar em eficiência."

 

Entre as iniciativas, a Nestlé mantém a Academia Process Mastership, que capacita técnicos de automação, eletricistas e engenheiros com os conceitos de inteligência artificial, ciências de dados, modelamento matemático e gerenciamento de mudança. O curso capacitou mais de 35 colaboradores em suas duas edições e teve como resultado a conclusão de 33 projetos em todas as fábricas da empresa no país.

 

 

Foto: Shutterstock