15/05/2017 - 10h00
CPFL Energia cria cargo de gestão para Educação Corporativa
A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, altera, a partir deste mês, a estrutura de governança em sua área de Educação Corporativa. A mudança organizará e estabelecerá processos internos, que visam fortalecer a atuação prática da atividade, assim como a formação de mão-de-obra – iniciativas que já são referência no cenário de educação corporativa no setor elétrico e no País.
O administrador de empresas Flávio Faria foi escolhido para ocupar a nova pasta de gerente de Educação Corporativa. Desde 2015 na CPFL Energia, Flávio trabalhava como coordenador de PMO Global do Grupo e sua escolha está alinhada aos processos estratégicos de sucessão e carreira da companhia.
"O que pretendemos com essa nova estrutura, além de alinhar e fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido, é suportar ainda mais atividades críticas e desenvolver core competences entre os colaboradores", explica. "A ideia é irmos além, manter a evolução da Universidade Corporativa, que deixou de ser um modelo tradicional de Treinamento e Desenvolvimento em 2008, e diversificar ainda mais as metodologias de ensino e ferramentas de aprendizagem, sempre alinhado com a pauta estratégica da CPFL", acrescenta.
Mesmo em um cenário de crise político-econômica no Brasil e com retração de investimentos de médio a longo prazo, como se viu em muitas corporações no País nos últimos tempos, a Universidade Corporativa da CPFL Energia recebeu aportes na ordem de R$10,6 milhões, em 2016. Este valor incluiu também o financiamento de R$2,4 milhões em programas de requalificação aos seus colaboradores, arcando integral ou parcialmente com os cursos escolhidos por eles, para complementação de conhecimentos da área em que atuam. Ao longo do período, a Universidade Corporativa da CPFL Energia ultrapassou as 774 horas de treinamento, atendendo a 82,1 mil profissionais.
Estrutura e concepção
A Universidade Corporativa da CPFL Energia foi inaugurada em 2008, para melhorar o desempenho individual e da Organização, assegurando que aprendizado e conhecimento estejam conectados à estratégia e aos objetivos do negócio. As alavancas de criação de valor utilizadas nesse plano são: excelência operacional com inovação em processos e crescimento estratégico. "A UC desenvolve tais competências críticas, vislumbrando o futuro", diz Flávio.
Atualmente, a instituição possui sede em Campinas e centros de treinamento nos estados de São Paulo (Americana, Cubatão, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto e Ipaussu) e Rio Grande do Sul (São Leopoldo, Caxias do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Erechim). Na maioria das unidades, é possível realizar ações de capacitação com práticas em campo, aulas em salas convencionais e com videoconferência. Os centros comportam mais de 200 pessoas, simultaneamente, em salas climatizadas e com recursos tecnológicos.
Dentre os objetivos da Universidade Corporativa, há o apoio da CPFL Energia em seu posicionamento como líder no setor elétrico, por meio da cultura corporativa integrada e alinhada aos objetivos estratégicos do negócio e às competências necessárias a serem desenvolvidas pelo colaborador. Flávio acrescenta que, atualmente, a UC possui cursos presenciais e dá foco também na implantação de projetos de ensino à distância. "Este último já representa 30% do total de treinamentos oferecidos aos colaboradores, o que torna o ensino mais acessível e o compartilhamento de informações mais efetivo", conclui.