Notícia

Gestão de Pessoas

30/03/2017 - 10h00

PepsiCo Brasil lança programas voltados à equidade de gênero

Após divulgar metas ambiciosas para 2025, que visam, dentre outras coisas, promover a diversidade em sua força de trabalho global e apoiar o avanço das mulheres no mercado de trabalho, a PepsiCo Brasil assina neste mês o acordo de princípios de empoderamento feminino da ONU e adere à iniciativa ‘He for She’, que determina que homens e mulheres tenham a mesma responsabilidade para alcançar a equidade de gênero. A companhia anuncia no mesmo período novos programas para promover o empoderamento feminino em seu quadro de funcionários, que já conta com 42% de mulheres ocupando cargos de liderança sênior, um percentual bem superior à média do mercado no país.

 

De acordo com João Campos, presidente da PepsiCo Brasil, o compromisso está claramente em linha com a estratégia da companhia de entregar Performance com Propósito. “Estamos muito honrados em assinar o pacto com a ONU e aderir à iniciativa ‘He for She’. Na verdade, a PepsiCo já participa da iniciativa globalmente, mas fazemos questão de reforçá-la aqui no país. Na PepsiCo Brasil nós vivemos intensamente a diversidade e estamos à frente do mercado em termos de equidade de gênero. Só para dar um exemplo, hoje temos mais de 40% de mulheres na nossa liderança sênior.

 

Exemplos como esse permeiam toda a nossa operação, que conta com mais de 13 mil funcionários que representam os mais variados setores da sociedade e refletem a cultura do país, que é tão diversa. E para nós, viver a diversidade traz uma vantagem competitiva; ela fomenta a criatividade, estimula a inovação, e leva a decisões e ações mais alinhadas com o mercado e com a sociedade em que operamos”, comenta o executivo.

 

“A igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da agenda que norteia os países membros das Nações Unidas até 2030. Essa agenda só será alcançada com o envolvimento das empresas, sociedade civil e governos. Os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, criados em 2010 pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, oferecem orientação para que as empresas possam trabalhar a igualdade de gênero e empoderameno das mulheres dentro da própria empresa, na sua cadeia de valores e nas comunidades onde atuam. A PepsiCo Brasil é uma grande força de influência na sua cadeia de valores e junto aos milhões de consumidores e consumidoras no país. Contamos com o compromisso da empresa para avançar a passos mais largos rumo a um Planeta 5050 em 2030”, disse Adriana Carvalho, assessora para empoderamento econômico da ONU.

 

No país, a PepsiCo conta com uma área exclusiva para lidar com a Diversidade & Engajamento, que tem como objetivo incentivar uma cultura organizacional mais plural, engajando e desenvolvendo profissionalmente seus funcionários. Entre os programas do departamento previstos para este ano, ganham destaque iniciativas voltadas para as funcionárias da companhia que visam incentivar a liderança e o desenvolvimento profissional.

 

Outra iniciativa que a empresa vai promover é a segunda etapa do programa ‘Inspira’, iniciado em 2016, nas quais colaboradoras em cargos de liderança foram convidadas a participar de um treinamento intensivo de uma semana no país sede da companhia (E.U.A.) com sessões de coaching e consultoria especializada em desenvolvimento da carreira e empoderamento.  Em 2017, todo esse conhecimento adquirido pelas líderes será ‘cascateado’ para as equipes de gerentes de venda da companhia, no intuito de disseminar a cultura de equidade.

 

Também ao longo do ano, a empresa vai promover diversas ‘rodas de conversa’ entre suas funcionárias para incentivar a troca de experiências e debates de temas relacionados ao dia-a-dia das mulheres no mercado de trabalho. Mensalmente, o grupo formado exclusivamente por pessoas do sexo feminino, vai participar de uma agenda de discussões para falar sobre carreira, marketing pessoal, liderança, empoderamento, entre outros assuntos que elas decidirem.

 

“Quando se trata de empoderamento feminino, a PepsiCo, que tem uma mulher ocupando o cargo de CEO global, é referência. A empresa acredita que um ambiente inclusivo e que valoriza a diversidade de gênero é fundamental para a inovação em ideias, processos e formas de liderar”, afirma Marcus Vaccari, vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo Brasil.