16/10/2018 - 11h00
Raízen conclui aquisição de ativos da Shell na Argentina
A Raízen, uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, concluiu em 1º de outubro a aquisição dos ativos de downstream da Shell na Argentina, negociação anunciada previamente em 24 de abril deste ano. A transação foi fechada em US$ 916 milhões e a companhia herdará uma rede com 665 postos, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, dois terminais de abastecimento de aeroportos e uma planta de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
O valor total a ser pago, após ajustes de preço previsto no contrato de compra e venda, será equacionado em três momentos, sendo que a primeira parte foi paga na data do anúncio, em abril, e a segunda foi depositada no momento de conclusão da negociação, nesta data, e a terceira e última parte será quitada até dezembro de 2019.
A transação representa uma oportunidade importante de expansão para a Raízen, ampliando e replicando seu modelo de sucesso implementado no Brasil, capturando sinergias logísticas, mercadológicas e financeiras. A consolidação desta operação pela Raízen levou em consideração a perspectiva de longo prazo em um mercado estruturado, a qualidade dos ativos, o conhecimento de mercado do time local e a força da marca Shell no país.