27/11/2025 - 16h22
Transformação cultural ganha força com Academia de Liderança Plural da Lojas Renner
Com essa iniciativa, a empresa reforça ações estruturantes de formação de lideranças antirracistas
A Lojas Renner S.A. celebra os primeiros números da Academia de Liderança Plural, ação que tem como propósito formar líderes mais conscientes, com visão antirracista e capacidade de promover ambientes verdadeiramente inclusivos. A iniciativa integra o programa de desenvolvimento Liderança S.A. e vem transformando a cultura de gestão da companhia.
Desde seu lançamento, em julho, a Academia impactou 2.000 lideranças em diferentes unidades do negócio, por meio de uma jornada robusta que inclui mentorias coletivas, workshops, estudos de caso e vídeos. Os conteúdos são customizados conforme área de atuação e perfil dos participantes, estimulando reflexões profundas sobre o papel de cada gestor como agente de transformação cultural. A proposta é que esse conhecimento seja multiplicado internamente, consolidando uma rede de líderes comprometidos com práticas inclusivas e com a valorização, desenvolvimento e retenção de talentos negros.
A Academia é parte do Plural, programa de diversidade e inclusão da Renner que reúne estratégias e iniciativas voltadas à construção de um ambiente mais representativo, respeitoso e inclusivo. O projeto atua em diferentes frentes, como educação, desenvolvimento de carreira, comunicação inclusiva e fortalecimento de lideranças diversas — sendo a Academia um dos pilares dessa jornada.
"O Brasil é um país que inspira pela diversidade, com diferenças que nos tornam únicos e semelhanças que nos aproximam. Esse é um tema que nos encanta, e queremos ver essa pluralidade refletida dentro da empresa. Entendemos que o caminho decisivo para fortalecer esse compromisso contínuo é através da preparação de lideranças, para que cada gestor seja, na prática, agente dessa transformação, garantindo que todas as pessoas tenham espaço para desenvolver plenamente o seu potencial", afirma Regina Durante, vice-presidente de Gente e Sustentabilidade da empresa.
Essas ações estão diretamente conectadas aos Compromissos Públicos para 2030 da Renner, que incluem metas como alcançar 50% de pessoas negras em cargos de liderança e 55% de mulheres na alta liderança. Outra iniciativa promovida pela empresa é o programa MOVER, em parceria com o Movimento pela Equidade Racial, que já incluíram 90 participantes nos programas de Aceleração e Desenvolvimento de Lideranças, com o fornecimento de bolsas de pós e MBA e bolsas de inglês.
Dados de outubro deste ano mostram que a companhia já conta com mais de 35,8% de lideranças negras. Dos colaboradores contratados neste ano, 53,18% são negros.
Foto: Freepik

