20/11/2025 - 08h18
Nestlé lança Academia de Inteligência Racial destinada a toda a empresa
Capacitações se conectam a ações como o Programa Ônix, de aceleração da carreira de profissionais negros
A Nestlé dá mais um passo em sua jornada de diversidade, equidade e inclusão com o lançamento da Academia de Inteligência Racial, criada para ampliar o letramento racial na companhia. A ação foi desenvolvida pelo grupo de afinidade racial, o Nesblack, que atua pelo fortalecimento da equidade dentro da organização. Nos últimos cinco anos, o número de colaboradores negros cresceu 10%, alcançando a marca de 48% do quadro empresa. Entre as lideranças, o avanço é maior: 60% de novas posições ocupadas por pessoas negras.
A Academia tem o objetivo de promover uma consciência coletiva sobre a importância da representatividade e do avanço racial na companhia. A trilha de conhecimento foi estruturada em três etapas: Inteligência social, com base conceitual sobre diversidade e realidade racial no Brasil, incluindo temas como colonialismo, ações afirmativas e racismo estrutural; Sessões aplicadas, voltadas a áreas estratégicas como RH, Liderança, Marketing e Vendas, aprofundando discussões sobre práticas inclusivas, gestão de times diversos e oportunidades de inovação e representatividade no consumo; e Inspiração, etapa final de engajamento e mobilização, que reforça o compromisso coletivo com a equidade racial.
A iniciativa também contará com rodas de conversa com empresas referência em equidade racial e discussões práticas com parceiros estratégicos, entre eles o Mover e o Grupo Globo, explorando temas como afroconsumo e comportamento das comunidades periféricas.
“Mais do que promover o desenvolvimento individual, queremos fortalecer uma consciência coletiva sobre o papel da liderança na promoção da equidade racial. A Academia de Inteligência Racial é um passo importante nessa construção, ela nos ajuda a compreender, agir e inspirar mudanças dentro e fora da companhia”, afirma Augusto Drumond, head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil.
O projeto é inspirado no modelo global Thrive, criado pelo time global de Diversidade e Inclusão da Nestlé, que tem como base a liderança inclusiva e o aprendizado contínuo. No Brasil, o modelo foi adaptado à realidade local e conectado ao movimento de aceleração racial que vem sendo estruturado pelo grupo de afinidade racial da companhia.
Programa Ônix
Além da Academia, a Nestlé tem investido em programas estruturados para impulsionar o desenvolvimento e a ascensão de profissionais pretos e pardos. Um dos pilares dessa agenda é o Programa Ônix, criado em 2023 como um programa afirmativo voltado à formação e desenvolvimento para futuras posições de liderança.
Desde seu início, o programa vem apresentando resultados expressivos: 60% de movimentação interna e 91% de retenção de talentos na primeira edição. Em 2024, com novas trilhas de formação e o lançamento do Ônix Hub, plataforma com mais de 3 mil soluções de desenvolvimento, incluindo especializações, formações e idiomas, o programa consolidou sua relevância, atingindo 100% de retenção dos participantes. Em 2025, o Ônix alcança 136 profissionais de todas as áreas da companhia, com jornadas desenhadas tanto para não líderes, que desenvolvem competências para atuar com confiança e estratégia, quanto para líderes negros, com foco em autoconhecimento, tomada de decisão, gestão de pessoas e visão de negócio.
Foto: Shutterstock

