Notícia

Diversidade & Inclusão

14/04/2023 - 11h40

Petrobras aprova teletrabalho de cinco dias para empregados com deficiência

De adesão voluntária, a iniciativa é dirigida aos profissionais da área administrativa

 

 

A diretoria executiva da Petrobras aprovou, nesta quinta-feira (13), em caráter piloto, a possibilidade do teletrabalho de cinco dias da semana para funcionários com deficiência registrados na companhia, conforme previsto na legislação que trata sobre pessoas com deficiência e com base na análise da área de Saúde da empresa.

 

A partir de 1º de maio, o público elegível – pessoas com deficiência incluídas no cadastro da Petrobras que atuam em regime administrativo – poderá solicitar o modelo alternativo de teletrabalho, ou seja, a adesão será voluntária. O empregado poderá optar pelo modelo a qualquer tempo, bem como retornar ao modelo híbrido ou presencial a qualquer momento.

 

A decisão da diretoria executiva foi subsidiada pelo trabalho de um grupo composto por representantes das entidades sindicais, pessoa com deficiência, responsável por pessoa com deficiência, gabinete da presidência e área de Saúde e RH.

 

Nos últimos dois anos, a Petrobras desenvolveu um plano de Melhoria da Acessibilidade, com mais de 80 ações implementadas, considerando adaptações em ambientes físicos, recursos tecnológicos e campanhas de sensibilização. Recentemente, a empresa ampliou de 5% para 8% a reserva de vagas em processo seletivo público, como forma de aumentar a representatividade no efetivo. Com a possibilidade do teletrabalho cinco dias da semana para esse público, a empresa também busca aumentar a atratividade nos próximos processos seletivos.

 

"Entre os compromissos que assumimos na nossa gestão, o olhar para as pessoas ocupa o espaço mais nobre. Como empresa, temos o dever de escutar e cuidar, empenhados em conciliar as necessidades do negócio e as demandas individuais", diz Jean Paul Prates, presidente da Petrobras.

 

 

Foto: Shutterstock