Notícia

Diversidade & Inclusão

23/02/2023 - 17h12

Elanco lança Programa Global de Liderança para Mulheres

A iniciativa apoiará o crescimento profissional de executivas iniciantes em cargos de gestão

 

 

Destaque entre as empresas de saúde animal em relação à equidade de gênero, a Elanco Saúde Animal tem no comando da afiliada brasileira a primeira mulher a liderar uma multinacional do setor na América Latina – a médica veterinária Fernanda Hoe –, e acaba de lançar o Global Women Leadership Program, projeto de capacitação profissional inédito na companhia, voltado a mulheres iniciantes em cargos de gerência e coordenação. A ideia é proporcionar a essas executivas uma imersão de 12 meses no desenvolvimento de habilidades em liderança e apoiá-las em seu crescimento profissional.

 

O projeto tem a parceria da Kelley School of Business, escola de negócios da Indiana University (EUA). Um dos objetivos do programa é exercitar a autoconsciência para a tomada de decisões dentro da complexidade organizacional da Elanco. São cinco a seis horas de imersão virtual por trimestre, em três módulos de aprendizado ministrados por docentes da Kelley School. A grade prevê um quarto módulo presencial, nos Estados Unidos, e cada participante terá ao seu lado um "sponsor" sênior, profissional que atuará como orientador para acompanhá-la ao longo de todo o curso e ajudá-la a identificar pontos fortes e oportunidades em suas carreiras.

 

"Na afiliada brasileira, hoje 50% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres. A proposta do novo projeto é elevar ainda mais esse índice, de maneira sustentável", diz Adriana Santana, diretora de RH Latam da Elanco.

 

Pesquisas globais mostram uma queda significativa na presença de mulheres líderes na indústria de saúde animal no mundo todo, ao mesmo tempo que revelam que 87% das executivas do setor buscam alcançar postos de liderança dentro das empresas onde atuam.

 

"O programa procura justamente sanar esse gap que, na Elanco Brasil, tem sido cada vez mais combatido. Apenas no intervalo entre 2021 e 2022, o índice de mulheres em cargos de gestão e coordenação cresceu três pontos percentuais na empresa", diz Adriana.

 

Inicialmente, 30 mulheres de diversos países vão compor a classe piloto do programa. Dentre executivas de países como Alemanha, Índia, Nova Zelândia, Taiwan, Argentina, Canadá, Reino Unido e vários outros, estão três brasileiras: Suelen Bauer, que há dois anos atua na afiliada da Elanco Ibéria em Madrid, e Gleyciane dos Santos, gerente contábil e fiscal da Elanco, e Camila Camalionte, gerente técnica da divisão de Pet Health, ambas do escritório brasileiro.

 

Foto: Freepik