Notícia

Diversidade & Inclusão

13/09/2022 - 19h02

Ipiranga lança programa para capacitação e desenvolvimento de profissionais com deficiência

São dez vagas e os aprovados iniciarão as atividades em novembro, com remuneração inicial de R$ 4 mil

 

 

Com o objetivo promover um ambiente inclusivo e o desenvolvimento de pessoas com diversidade e equidade, a Ipiranga, rede de distribuição de combustíveis, abriu as inscrições para a primeira edição do programa Construa. A iniciativa é direcionada exclusivamente para pessoas com deficiência em todo território nacional e tem o propósito de formar e acelerar o desenvolvimento de dez consultores administrativos para área de negócio. As inscrições vão até 30 de setembro.

 

O projeto terá duração de 12 meses e a jornada dos participantes será voltada à capacitação para construção de competências comportamentais e técnicas com foco em comunicação, inovação, consultoria, negociação e métodos ágeis. Além disso, todos terão sessões de mentoria, oportunidade de imersão na cultura organizacional, integração com outras áreas corporativas, interface com executivos e atuação em ações de responsabilidade social e voluntariado.

 

A aprendizagem formal também inclui uma trilha de ensino com cursos essenciais para atuação no setor de downstream e varejo: aspectos mercadológicos e regulatórios, logística da distribuição de combustíveis, estratégia de trading, eficiência de pricing, gestão de conflito e papel consultivo e de negociação.

 

Os aprovados iniciarão as atividades em novembro, com remuneração inicial de R$ 4 mil. É necessário que os interessados tenham disponibilidade para mudança e ensino superior completo ou com um ano para formação.

 

"Os selecionados terão desenvolvimento voltado para a área comercial focando a atuação direta no negócio, aumentando suas habilidades e criando novas competências. Sabemos da importância do programa Construa, pois, muito mais que gerar oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, estamos promovendo a inclusão e a mudança de cultura", analisa Luciana Domagala, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade.

 

DIVERSIDADE EM EVOLUÇÃO

A Ipiranga tem a ambição de, até 2030, ter 50% de equidade de gênero e atingir 85% de favorabilidade em ambiente inclusivo com seu público interno.

 

O Comitê de Diversidade, formado por executivos da Ipiranga, apoia no gerenciamento e na construção de estratégias para maior integração de mulheres, negros e LGBTQIA+ nas operações e negócios corporativos. E contam com apoio dos grupos de afinidades formados por mais de 100 voluntários.

 

A companhia ainda trabalha com iniciativas próprias, como o Women Speed, programa de mentoria para acelerar o desenvolvimento de lideranças femininas, o Inclui PcD, que conta com programa de desenvolvimento e participação em feiras de empregabilidade, além do Ipiranga Talent, o objetivo do programa é ter 50% das vagas ocupadas por estudantes negros e o resultado da última edição foi 66%. Operação Mulher estimula a especialização e o aumento da mão de obra feminina na indústria.

 

 

Foto: Freepik