Notícia

Diversidade & Inclusão

21/06/2022 - 15h54

Mondelez Brasil anuncia expansão de ações afirmativas para comunidade LGBTQIA+

Companhia superou metas LGBTQIA+ estabelecidas para 2024 e reforçou benefícios para a comunidade

 

 

 

No mês em que se comemora o Dia do Orgulho LGBTQIA+, a Mondelez Brasil, dona das marcas Lacta, Trident, Halls, Club Social e Bis, entre outras, anunciou a expansão de ações afirmativas que complementam e reforçam o compromisso de promover o avanço em diversidade, equidade e inclusão no Brasil. Com olhar especial para a comunidade trans, a companhia conta com benefícios como reembolso de 100% para hormonização, cobertura de processo de transexualização por plano de saúde da empresa e amparo jurídico na retificação de nome em documentos.

 

Também neste mês, a filial brasileira comemora uma conquista: a superação da meta de 2%, prevista para 2024, relacionada ao aumento do número de pessoas trans trabalhando na companhia. Agora, o foco será em desenvolver os profissionais para que ocupem cargos de liderança no futuro.

 

“Temos compromissos sólidos e contínuos para refletir a diversidade no mundo em que operamos e trazer mais representatividade. Por isso estamos focados em aumentar a presença de pessoas trans na companhia e a capacitá-las”, comenta Jorge Morato, líder no comitê Pride e diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente na Mondelez Brasil.

 

Neste ano, a companhia realizou um censo interno e constatou que há 7,4% dos colaboradores autodeclarados LGBTQIA+. A pesquisa teve participação de 80% dos colaboradores, dado que reforça o engajamento das equipes e fortalece o apoio e incentivo da companhia. Nesse sentido, a Mondelēz Brasil atingiu nota máxima na pesquisa do Programa Global de Equidade no Trabalho, da Human Rights Campaign Foundation, HRC Equidade BR, que avalia os quesitos políticas e documentos formais, governança, educação, compromissos públicos e monitoramento de inclusão.

 

“Priorizar a diversidade, equidade e inclusão já faz parte das práticas da Mondelez Brasil. Faz parte da nossa cultura. Por isso, investimos constantemente em iniciativas importantes para o público LGBTQIAP+, sempre com respaldo do nosso comitê Pride, que está dentro do comitê de diversidade, equidade e inclusão”, completa Jorge.

 

Entre as ações afirmativas focadas na comunidade LGBTQIA+ adotadas pela companhia estão as rodas de conversa; políticas de tolerância zero contra qualquer tipo de discriminação, com canais de denúncia e amparo jurídico; treinamento de fornecedores e parceiros, para alinhamento de expectativas quanto ao ambiente de respeito e valorização das diferenças vivido pela empresa; uso de banheiros de acordo com a identidade de gênero; atenção para uma linguagem inclusiva na comunicação interna; toolkit para gestores sobre como liderar um time de forma justa e inclusiva; além de materiais de apoio para conscientização.

 

Foto: Freepik