Notícia

Carreiras & Oportunidades

20/02/2025 - 19h09

Cresceu 53% a contratação de brasileiros por empresas internacionais

Estudo da Deel também aponta que dispararam as contratações de profissionais da geração Z

 

 

O trabalho sem fronteiras aponta um crescimento expressivo nas contratações de talentos brasileiros por empresas internacionais. Em 2024, o aumento foi de 53%, consolidando o Brasil como um dos países mais procurados por empresas globais que buscam expandir suas equipes e seus negócios. O dado é parte do Relatório Global de Contratações Internacionais 2024, da Deel, empresa de tecnologia de RH e folha de pagamento, que mostra tendências sobre o mercado de trabalho global.

 

A pesquisa, que se baseia em mais de 1 milhão de contratos realizados através da plataforma da empresa e 35 mil clientes espalhados por mais de 150 países, coloca o Brasil como o quinto país do mundo com o maior número de profissionais contratados por empresas internacionais, subindo da sexta posição em comparação com o relatório de 2023. Esse dado é um reflexo do crescente reconhecimento da qualidade dos profissionais brasileiros no mercado global.

 

Além disso, São Paulo está entre as cinco cidades do mundo com o maior número de profissionais contratados, consolidando sua posição como um dos principais polos globais de talentos.

 

Os países que mais contratam talentos brasileiros são Estados Unidos, Suíça e Reino Unido, oferecendo remuneração em dólar e contribuindo para a valorização desses profissionais. Os salários pagos em moeda estrangeira para trabalhadores no Brasil cresceram 4% no último ano. Quando se considera a valorização de 27,34% do dólar frente ao real no mesmo período, a remuneração se tornou ainda mais atrativa.

 

Entre os setores com maior destaque, os engenheiros de software estão no topo da lista, com um aumento de 4% no valor salarial, um reflexo da alta demanda por mão de obra habilitada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas em empresas ao redor do mundo.

 

Geração Z, novo combustível para o mercado de trabalho global

Um dos principais destaques do relatório é o crescimento de 98% nas contratações de profissionais da geração Z no Brasil. Em um cenário em  que as empresas lutam para atrair e reter talentos mais jovens, a Deel aponta um fenômeno que chama atenção: “Apesar das narrativas sobre os desafios da geração Z no ambiente de trabalho, as empresas estão mais focadas do que nunca em promover ambientes de trabalho que atendam às expectativas dela", afirma Cristiano Soares, head de Expansão Latam da Deel. "No Brasil, esse crescimento expressivo demonstra um esforço significativo para tornar as empresas mais atraentes para os jovens talentos."

 

As empresas internacionais estão se adaptando rapidamente às expectativas dos profissionais da geração Z, oferecendo modelos de trabalho flexíveis, incentivos ao bem-estar e um maior foco no desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, os profissionais dessa geração foram os que receberam os maiores aumentos salariais. A procura por esse público reflete as mudanças rápidas nas dinâmicas globais do trabalho, em que a diversidade geracional é cada vez mais valorizada.

 

O Brasil em ascensão e as perspectivas para o futuro

O movimento de internacionalização não se limita aos profissionais contratados por empresas estrangeiras. O número de empresas brasileiras que buscam talentos no exterior cresceu 24%, demonstrando um esforço crescente para diversificar e fortalecer suas equipes com especialistas globais. Entre os destinos mais procurados para essas contratações destacam-se os Estados Unidos e o Japão, reforçando a busca por profissionais altamente qualificados em mercados estratégicos.

 

“As empresas brasileiras também estão adotando a contratação global, não apenas porque isso capacita as empresas a explorar diversos grupos de talentos, mas também porque promove sua inovação e crescimento. Ao se conectar com indivíduos qualificados de todo o mundo, eles aprimoram suas capacidades e impulsionam o sucesso para todos”, finaliza Cristiano.

 

 

Foto: Shutterstock