Notícia

Artigos

09/05/2025 - 09h06

Como incluir as mães no mercado de trabalho?

Cinthia Bossi: o ambiente de trabalho deve ajudar no equilíbrio de responsabilidades familiares e profissionais

 

Por Cinthia Bossi*

 

Neste domingo, dia 11 de maio, celebraremos o Dia das Mães, uma data que nos convida a refletir sobre a importância da maternidade em nossas vidas e, especialmente, no mercado de trabalho. É um momento oportuno para discutirmos os desafios que as mães ainda enfrentam no ambiente profissional no Brasil.

 

De acordo com o estudo Estatísticas de Gênero: Indicadores sociais das mulheres no Brasil, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 56% das mulheres entre 25 e 54 anos com crianças de até 6 anos estavam empregadas em 2022. Na ausência de menores de idade no lar, o nível de ocupação das mulheres sobe para 66,2%.

 

As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, mas as mães ainda enfrentam barreiras significativas. A dupla jornada, a falta de flexibilidade na carga horária das empresas e os vieses inconscientes são alguns obstáculos que dificultam a ascensão profissional das mulheres que decidem ter filhos. Além disso, a falta de políticas de apoio à maternidade nas empresas agrava ainda mais essa situação, tornando o equilíbrio entre carreira e família um desafio constante.

 

No cenário mundial, observamos movimentos contrários à diversidade e inclusão nas empresas. É fundamental que as empresas compreendam que a diversidade e inclusão não é uma moda passageira, mas uma estratégia de pessoas para atrair e reter os melhores talentos, independentemente do gênero.

 

Na Votorantim Cimentos continuamos comprometidos em promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. Atualmente, temos o compromisso global de ter 25% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Em 2024, atingimos o índice de 24,8%. A evolução foi de mais de quatro pontos percentuais desde 2020, quando esse índice era de 20,1%. Como parte dessa nossa caminhada, implementamos diversas iniciativas para apoiar e desenvolver mulheres em nossa empresa.

 

Realizamos adequações estruturais importantes nas fábricas da Votorantim Cimentos para incluir e apoiar as mães, como, a criação de salas de apoio à amamentação em nossas operações e implementamos políticas de retorno de licença-maternidade com adaptações na carga horária, permitindo que nossas empregadas possam manter a amamentação para seus filhos no primeiro ano de vida. Essas medidas são fundamentais para garantir que as mães possam conciliar suas responsabilidades profissionais e familiares de maneira equilibrada.

 

A rede de apoio e a flexibilidade são essenciais para que mães possam desempenhar seu máximo potencial no ambiente de trabalho. A partir da minha experiência entendo que a responsabilidade de criar uma criança pode formar melhores profissionais, tanto mulheres quanto homens. Homens que vivem de forma intensa o papel de pai tornam-se mais sensíveis às necessidades de parceria e colaboração no ambiente de trabalho. É crucial que o ambiente de trabalho seja capaz de ajudar todos os profissionais a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais, permitindo que cada um decida como trabalhar esse equilíbrio.

 

Nenhuma opção pode ser tirada da mãe sem que ela seja a tomadora da decisão. Ninguém deve inferir sobre uma mudança de carreira de uma profissional sem que ela seja consultada. Romper com nossos paradigmas, com modelos conhecidos, com o que a maternidade pode ou não significar na carreira de uma mulher é um papel de todos e todas. Cada maternidade é única, assim como é singular a carreira de cada profissional. É nosso dever, como sociedade e como empresas, valorizar e apoiar essa diversidade de experiências e trajetórias.

 

Neste Dia das Mães, convido todos e todas a refletirem sobre como podemos, juntos, construir um mercado de trabalho mais inclusivo e acolhedor para todas as mães que desejam manter a carreira profissional. A verdadeira inclusão e diversidade é sobre criar um ambiente onde todos possam prosperar e alcançar seu pleno potencial.

 

 

*Cinthia Bossi é diretora Global de Gente, Gestão e Comunicação da Votorantim Cimentos e mãe da Giovanna e da Gabriella

 

 

 

Foto: Divulgação/Votorantim Cimentos