Imagem da matéria O escritório do futuro
13/02/2025 - 11h30 Artigos

O escritório do futuro

Com base em resultados de diferentes estudos, Lina Nataka, da FIA, elenca quatro características essenciais


 

 

Por Lina Nakata*

 

Quando li A Empresa na Velocidade do Pensamento, livro de Bill Gates publicado em 1999, eu lembro que me surpreendi com muitas coisas. Parecia que estávamos realmente saindo de um mundo analógico para um totalmente novo, nos mais diversos aspectos do ambiente empresarial. E quase tudo realmente se transformou nesse quarto de década.

 

Mais e mais mudanças estão por vir. Por exemplo, qual é o futuro do escritório? Ou melhor, o escritório do futuro? Os relatórios The Future of the Office, da McKinsey, e State of Our World, da Oliver Wyman, estão apresentando novas tendências para o mundo corporativo. E o que mais me chama a atenção é que os espaços empresariais precisam mudar porque não há mais tanto engajamento e nem sentido no que tínhamos nesses tempos. Falta conexão emocional, sentimento de pertencimento e relacionamento de qualidade.

 

Por um lado, vivemos um mundo tão globalizado e que se impacta por inúmeros fatores econômicos, políticos e sociais. São ações de uma empresa caindo de um lado, ou um post bombástico de algum influencer, que já sentimos os efeitos no nosso dia a dia. Por outro lado, tantas coisas acontecem ao lado da nossa baia, ou no andar de cima, mas ainda não estamos sabendo – e isso pode ser muito mais importante do que as notícias que desabam nos nossos celulares. Algo está estranho, certo?

 

No relatório da McKinsey, a mensagem é de que o escritório do futuro precisa oferecer mais do que um simples local de trabalho, com o dever de ganhar o deslocamento dos colaboradores, proporcionando vantagens que o home office não permite. Para isso, esse novo escritório da empresa deve compreender uma localização facilitada, uma infraestrutura mais do que suficiente, espaços flexíveis que podem ser reorganizados de acordo com a necessidade dos times, ambientes atraentes que estimulam a criatividade, e locais propícios para a colaboração e a inovação das pessoas.

 

 

 

O trabalho no modelo presencial não é, de forma alguma, tão simples quanto era antes. Até o trabalho remoto ter sido experimentado por uma grande massa, era algo comum. E agora, o escritório sofre com esses desafios bastante complexos.

 

Espaço com propósitoespera-se que um ambiente seja estimulador para a construção de relacionamentos, colaboração e desenvolvimento pessoal e profissional. Para tanto, alguns requisitos são relevantes, como localizações privilegiadas com o cuidado físico do escritório, interiores flexíveis, práticas de trabalho bem definidas, onde os funcionários sabem por que estão lá, e programa para criar momentos significativos.

 

Espaços para conectividade: a nova visão do escritório é de um espaço voltado para interações humanas. Uma pesquisa da Forbes apontou que as empresas estão ampliando suas áreas colaborativas em até 50%, sendo um grande local que favoreça a troca de ideias. Para essa conexão, precisamos de espaços onde os colaboradores possam desenvolver capital social, aprofundar seus relacionamentos e expandir suas redes, assim como áreas projetadas para atividades de compartilhamento de conhecimentos, aprendizados de novas habilidades, brainstorming e celebrações.

 

Espaço digitalmente aprimorados: o impacto da tecnologia na maneira como trabalhamos é gigantesco. Com tantas ferramentas e soluções, os escritórios do futuro devem ser projetados para mais adaptabilidade, responsividade e conectividade. Segundo a pesquisa da JLL Global Technology, mais de 75% dos líderes corporativos imobiliários estão investindo em tecnologia para melhorar os ambientes de trabalho. Dessa forma, a IA deve ser utilizada para otimizar espaços e recursos.

 

Espaço orientado para a sustentabilidade: a eficiência sempre foi importante na gestão das empresas, mas agora é algo ainda mais crítico, pois ser sustentável conta muito. Investir bem os recursos é estratégico, com a ideia de que o retorno deve ser para o lado econômico e social. Não adianta pensarmos em espaços bonitos e tecnológicos, se não são funcionais e se não geram resultado suficiente.

 

O grande desafio das empresas não é mais decidir horário de trabalho, layout do andar, formato de trabalho – presencial, remoto, híbrido –, nem questões burocráticas, que já podem ser bem otimizadas por várias tecnologias. O escritório do futuro bem desenhado será uma grande chave para o sucesso das organizações. 

 

 

*Lina Nakata é professora da FIA Business School

 

 

Foto: Divulgação

 

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Futuro do trabalho: a IA vai roubar meu emprego?
Futuro do trabalho: a IA vai roubar meu emprego?
Artigos - 13/05/2025 - 11h18
Para Cammila Yochabell, recursos como ChatGPT e DeepSeek são aliados de quem se mantém qualificado
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias