Notícia

Artigos

10/04/2024 - 11h18

Um giro pelo SXSW – South by Southwest

O famoso festival de tecnologia, inovação e cultura na visão de dois dos 3.400 brasileiros que estiveram lá

 

 

Por Caio Infante (à dir. na foto) e Tiago Pereira*

 

 

Se você navegou por alguma rede social nos últimos 30 dias, certamente topou com algum conteúdo relacionado ao South by Southwest, um dos principais festivais de inovação, tecnologia, criatividade e cultura do planeta. E não é para menos: criado em 1987, o SXSW cresceu em relevância e se tornou um dos principais palcos para novidades tecnológicas, conteúdos de impacto e celebrações artísticas. Além disso, em 2024, o festival recebeu aproximadamente 3.400 brasileiros, a segunda maior comitiva depois dos norte-americanos. Não é à toa que o seu feed foi “hackeado” por conteúdos e matérias relacionadas ao evento.

 

E por que ele é tão famoso? Existem várias explicações e certamente cada participante tem as suas. Mas, podemos destacar algumas razões que brilham aos olhos da maioria:

 

Diversidade de temas em 2024, foram mais de 20 trilhas temáticas dentro da agenda oficial. Cada trilha tem dezenas (às vezes, centenas) de palestras, painéis, workshops, meet ups (encontros para networking) e mentorias. Destaque para a trilha Workplace, focada nos temas de RH;

 

Oportunidade de networking global Anualmente, o SXSW atrai mais de 300 mil pessoas em seus nove dias de programação. São profissionais de indústrias e expertises variados em busca de atualização e de novas conexões, e esse segundo ponto é um diferencial do evento pela quantidade de sessões focadas em networking (inclusive para profissionais de RH), como os meetbups, happy hours, encontros temáticos, por exemplo;

 

Líderes empresariais e principais pensadores da atualidade No festival, você tem a oportunidade de assistir em primeira mão aos principais líderes, artistas e pensadores contemporâneos em palestras e painéis. Gente grande, como a futurista Amy Webb, o professor e empreendedor Scott Galloway e a CEO da AMD Lisa Su. Uma superfonte de aprendizados e insights;

 

Experimentação tecnológica  O SXSW é a casa de diversos lançamentos tecnológicos. Lá, é possível experimentar o que há de mais avançado em IA, XR, automação, robótica, sensores, biotecnologia, entre outras tecnologias.

 

Os temas de RH também ganharam destaque, com debates e conteúdos de altíssimo impacto para a comunidade de Recursos Humanos. A seguir, listamos três assuntos “quentes” que você precisa ter no seu radar:

 

1- IA E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO

Para muitos estudiosos, a inteligência artificial é mais do que uma ferramenta – ela representa uma nova era computacional. A futurista Amy Webb, por exemplo, chama a IA de “everything engine”, ou o “motor de tudo”, já que praticamente todos os produtos digitais já foram conectados a algum modelo de IA, além de ser a base para este novo momento de desenvolvimento tecnológico. Durante o festival, muitos especialistas previram que o seu ritmo de expansão e adoção será cada vez mais crescente.

 

Nesse contexto, novas formas de trabalho poderão aparecer e a primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoas é a automação. Sim, ela é esperada, especialmente para atividades e processos repetitivos e de baixo valor. Mas, para além da automação, temos a possibilidade de trabalhar com assistentes virtuais, bots e outros modelos de IA que podem nos ajudar em tarefas complexas ou mesmo nos ajudar com habilidades pouco desenvolvidas, como artes e edição de vídeos.

 

Para o consultor de inovação Ian Beacraft, em sua palestra Billion Dollar Teams: The Future of an AI Powered Workforce, o futuro trará novos “relacionarmos” dentro do ambiente de trabalho: entre pessoas e entre pessoas e bots. Nesse contexto, Ian vê surgir uma nova profissão: o generalista criativo, que, ao invés de ser altamente especializado em um assunto, possui conhecimento profundo em alguns campos e articula ferramentas de IA para ampliar suas habilidades analíticas, criativas, e para solução de problemas.

 

2- UPSKILING E RESKILING

Ainda sob a ótica da tecnologia, outro fator importante a se considerar é a velocidade das transformações. O tempo de produção e lançamento de novos produtos e ferramentas que podem impactar a forma como trabalhamos está cada vez mais curto. Nesse cenário, faz sentido ficarmos meses numa sala de aula para aprender novas habilidades? Será que quando estivermos “formados”, esse conhecimento não estará defasado?

 

Upsklling e reskilling da força de trabalho foi um dos temas relevantes no SXSW 2024 e cases interessantes foram apresentados. Durante a palestra It’s Not a Fad: Personalized Upskilling, Reskilling Will Win the Talent War, Michael Ehret, da Johnson & Johnson, contou como a empresa usa IA (sempre ela 😊) para construir experiências de micro aprendizagem com foco nos desafios específicos da empresa naquele determinado momento. Já Chris Ernst, da Workday, comentou sobre o incentivo da empresa aos colaboradores para que participem de projetos internos de médio e curto prazo, baseado no modelo gig economy, no qual um grupo de profissionais se conecta especificamente para cada projeto.

 

3- DESAFIOS MULTIGERACIONAIS

Quando olhamos pela lente geracional, o ambiente de trabalho está cada vez mais diverso. Entre pontos positivos e negativos, lidar com expectativas e ambições da geração Z é um grande desafio para gestores e times de RH. No SXSW, muitos painéis debateram temas relacionados a esse público – da falta de ambição ao desejo pela flexibilidade.

 

A verdade é que a geração Z está em conflito com os modelos atuais de trabalho. A falta de ambição, por exemplo, não pode ser generalizada e fala mais sobre os sacrifícios que são feitos para subir na carreira – que podem levar à ansiedade e ao burnout, inclusive. No fim das contas, precisamos refletir sobre os novos parâmetros de relacionamento com o trabalho que a geração Z impõe e construir novos ambientes que abracem esse novo paradigma.

 

No painel Gen Z at Work: Corporate Ladder or Career Playground?, Valerie Workman, da Handshake, trouxe uma provocação importante: é justo olhar para a geração Z a partir da ótica de outras gerações? Ou precisamos criar modelos de trabalho que abracem essa geração também?

 

Esses são apenas alguns insights do SXSW 2024. Se quiser descobrir outros, clique no link e veja o webinar SXSW – insights para marcas e pessoas, mais um episódio do Radancy Beyond Hiring, a série de webinars sobre marca empregadora e recrutamento da Radancy.

 

 

*Caio Infante e Tiago Pereira são, respectivamente, vice-presidente Latam e Customer Success manager Latam da Radancy

 

 

Foto: Arquivo pessoal