Notícia

Artigos

14/03/2024 - 15h00

Integrando serviços de ponta e tecnologia como alavanca para a inovação e eficiência organizacional

Para ter sucesso, a arquitetura de soluções precisa ser personalizada, diz Leandro Bonetti,presidente da ProPay

 

Por Leandro Bonetti*

 

 

Em um mercado cada vez mais competitivo, a excelência operacional não é apenas um objetivo, mas uma necessidade de negócio. As empresas que já estão em estágio avançado de maturidade no tema, estão descobrindo o valor da excelência na experiência do colaborador e eficiência operacional, transformando o RH em um verdadeiro motor de inovação e suporte à execução da estratégia organizacional. A busca incansável por serviços de ponta e tecnologias avançadas, está redefinindo os padrões de eficiência, automação e suporte ao colaborador, elevando a atuação do RH para além do convencional.

 

De acordo com relatório do Gartner, denominado As 5 principais prioridades e tendências de RH para 2024, realizado com mais de 500 líderes de RH em 40 países, o tema tecnologias para RH foi classificado como um dos cinco fatores prioritários para as empresas esse ano.

 

Quando exploramos mais a fundo o tema, ainda de acordo com a pesquisa, mais de 60% dos líderes de RH buscam entender quais serão os impactos das novas tecnologias nas empresas. Outro indicativo interessante é que 56% dos entrevistados indicaram que a estrutura de tecnologias e soluções atuais não suportam adequadamente a empresa frente aos desafios estratégicos e demandam a implementação de melhorias.

 

Para impulsionar a estratégia corporativa ao próximo nível, é fundamental alcançar a excelência operacional. Afinal, isso possibilitará ao RH focar nas iniciativas que suportam a estratégia organizacional.

 

DESENVOLVENDO ARQUITETURAS DE SOLUÇÕES INOVADORAS E ROBUSTAS  

No panorama atual de mercado, podemos observar duas correntes distintas no que diz respeito às ofertas de tecnologia: de um lado, estão posicionados os fornecedores que propõem uma experiência integrada, ofertando plataformas desenvolvidas para atender a quase todas as etapas da jornada do colaborador. Do outro lado, há fornecedores especializados (HR techs) em desenvolver soluções tecnológicas para pontos específicos da jornada do colaborador, tais como recrutamento e seleção, admissão digital, gestão de desempenho, feedback, pulso de engajamento, people analytics, inteligência artificial e outras.

 

A ampla variedade de excelentes opções tecnológicas disponíveis no mercado é, sem dúvida, uma oportunidade incrível de evolução. Contudo, é fundamental enfatizar a necessidade de desenvolver uma arquitetura de soluções que seja aderente às reais necessidades do segmento industrial atuante e que impulsione a execução da estratégia específica para o negócio.

 

Além disso, é crucial que haja uma integração estável entre as diversas tecnologias, processos e níveis de serviços internos, garantindo a experiência do colaborador, a integridade dos processos definidos e, claro, a excelência e eficiência operacional e suporte à estratégia do negócio.

 

6 PASSOS PARA DEFINIR UMA ARQUITETURA DE SOLUÇÕES EFICIENTE

Na jornada para desenvolver uma arquitetura de solução, será preciso explorar algumas dimensões fundamentais. Desde a visão da empresa (para qual direção seguir?), estratégias a serem executadas, principais obstáculos e melhorias essenciais. Uma arquitetura de sucesso terá elementos de tecnologias integradas, serviços profissionais, capacitação de equipes, excelência operacional e eficiência.

 

A arquitetura de soluções deve ser personalizada para atender às necessidades específicas de cada empresa. Com isso em mente, elaborei algumas etapas práticas que podem facilitar a compreensão deste processo e tornar essa experiência mais eficiente.

 

1.Conectar as iniciativas de RH com a visão estratégica do negócio

Identifique claramente a direção a seguir, quais são os objetivos do negócio e os principais desafios para a execução da estratégia. Isso facilitará a identificação e a priorização das soluções essenciais.

 

2.Mapear a jornada do colaborador

Identifique as etapas da jornada do colaborador na sua empresa, considere que a maioria das etapas são comuns a diversos negócios, mas são as etapas específicas que podem fazer a diferença na sua empresa. Neste momento, é importante sinalizar quais são os passos que carecem de automação, organização de processos, capacitação de equipe e, sobretudo, quais são os impactos disso para o negócio.

 

3.Selecionar tecnologias

Inicie por uma avaliação das tecnologias já existentes na empresa, em seguida, identifique no mercado tecnologias substitutas ou complementares aos requisitos de cada etapa da jornada do colaborador. Além disso, solicite apresentações detalhadas das tecnologias e conduza uma análise rigorosa de aderência. Nunca avance no processo comercial sem uma avaliação técnica aprofundada.

 

4.Definir o modelo de integração tecnológica

Após a definição das plataformas tecnológicas para a arquitetura de solução, é crucial garantir que tudo seja integrado. Inicialmente, as integrações são configuradas ou desenvolvidas, testadas e, uma vez implementadas, podem transmitir a falsa sensação de conclusão. No entanto, a manutenção contínua dessas integrações é necessária, o que inclui monitoramento constante de sua atividade e desempenho, além da necessidade de revisões periódicas em resposta a qualquer atualização nos sistemas envolvidos. Recomendo a escolha de um parceiro credenciado para conduzir esta fase crítica do projeto, garantindo assim a máxima eficiência operacional para os processos de RH.

 

5. Otimizar os processos

Ao elaborar a arquitetura da solução, é fundamental realizar uma análise criteriosa para assegurar a otimização de processos e evitar a automação de práticas ineficientes. Esta abordagem elevará os serviços de RH a níveis superiores.

 

6. Identificar um parceiro estratégico

Escolha um parceiro altamente especializado em processos e tecnologias de Recursos Humanos. Isso garantirá uma integração precisa entre tecnologias e serviços, além disso, mitigará os riscos na gestão das mudanças.

 

A integração de serviços de RH é mais do que uma tendência, é uma estratégia essencial para as empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Ao adotar uma abordagem integrada, as organizações podem criar um ambiente de trabalho mais inovador, eficiente, engajador e alinhado com os objetivos de negócio. Não deixe de considerar essa importante evolução na gestão de recursos humanos para impulsionar ainda mais o sucesso da sua empresa.

 

 

*Leandro Bonetti é presidente da ProPay e especialista em tecnologias e soluções para RH

 

 

Foto: Divulgação/Propay