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07/08/2023 - 16h50

Seis características que líderes extraordinários têm em comum

Para ter uma marca forte é preciso ter líderes adeptos da gestão humanizada, diz Deise Carvalho, da GA.MA Italy

 

 

 

 

Por Deise Carvalho*

 

 

Hoje, uma marca forte é indissociável dos valores da sociedade, de princípios éticos e de responsabilidade socioambiental, assim como de governança corporativa. E esses preceitos devem estar interiorizados em cada processo da cadeia de negócios. Mas como desenvolver tudo isso?

 

Sem dúvida um bom começo é colocar o propósito no centro da estratégia, assim como buscar líderes que pratiquem uma gestão humanizada, com perfil visionário e hábil.

 

Nesse sentido, o papel do líder vai muito além do job description de um cargo. Implica a responsabilidade sobre uma equipe e todo seu trabalho. Ou seja, a liderança extraordinária tem papel fundamental para a construção de uma marca forte. Por isso, aqui vão seis características para líderes que desejam conquistar impactos extraordinários:

 

Crie e compartilhe propósitos

As metas estabelecidas por um líder não são atingidas sem a ajuda de todos. Por isso, é justo que os colaboradores entendam o motivo do trabalho que realizam todos os dias. Para que as demandas façam sentido é preciso que toda a equipe se conecte com os objetivos do trabalho.

 

Conheça e organize a equipe

Não se esqueça: todo sucesso começa com um bom planejamento. Mas, para a estruturação das tarefas, é preciso conhecer seus colaboradores. Isso torna o momento de distribuição de demandas mais fácil, além de otimizar o trabalho. Quando um líder estabelece vínculos com a equipe, ele também se torna parte do time. E fica bem mais fácil valorizar o potencial de cada um quando ficam evidentes as facilidades, vulnerabilidades e dificuldades de cada profissional.

 

Priorize relações de confiança

O escritório tem de ser um lugar de acolhimento e as relações de trabalho precisam ser incentivadas da forma mais saudável possível. O essencial é que a equipe se apoie, já que todos estão trabalhando para o mesmo resultado. Nesse sentido, as lideranças têm o desafio de evitar a competitividade tóxica. Assim, todos vão se sentir à vontade para contribuir com ideias, propostas e experiências.

 

Incentive o aprendizado

O desenvolvimento de um colaborador traz consequências positivas para toda a equipe. E, para que a empresa seja coerente com o mundo atual, é fundamental que todos estejam dispostos a aprender, inclusive o líder, que deve também adotar uma postura de aprendiz. Assim, ele mostra na prática os benefícios que a atualização de conhecimentos é capaz de trazer. Lembre-se que o aprendizado constante é um forte estímulo aos indivíduos. E a empresa mostra que acredita em seus colaboradores quando incentiva o desenvolvimento de cada um.

 

Escute e esteja disposto a ajudar

Um bom líder é aquele que também está disposto a ouvir o que os outros têm a dizer. Essa prática é capaz de proporcionar diversos benefícios para a gestão. Ela abre portas para um maior engajamento da equipe. Além disso, produz grande melhora da comunicação interna, e é um excelente antídoto para ruídos e desentendimentos.

 

Seja exemplo

A melhor maneira de implementar as medidas necessárias ao bom andamento do trabalho em equipe acontece quando elas começam pela própria liderança. Dessa forma, além de estar alinhado com o time, o gestor também consegue mostrar que as ações propostas são eficazes. Quando a mudança começa por você, a relação de confiança, admiração e parceria entre liderança e colaboradores torna-se ainda mais forte.

 

 

*Deise Carvalho é gerente de Marketing da GA.MA Italy no Brasil

 

 

 

Crédito: Divulgação/GA.MA Italy