Imagem da matéria RH como protagonista na implementação dos princípios ESG
29/07/2023 - 08h06 Artigos

RH como protagonista na implementação dos princípios ESG

A executiva de RH Maria Ester Domingues de Oliveira explicita todos os elos da área com práticas ESG


 

 

 

 

Por Maria Ester Domingues de Oliveira*

 

 

Nestes últimos tempos, sem dúvida alguma, o movimento ESG (Ambiental, Social e de Governança) vem ganhando espaço e se tornando uma consideração importante para as organizações, trazendo ao mercado uma crescente conscientização sobre questões socioambientais e o aumento da demanda por responsabilidade corporativa. Pessoas, empresas, investidores e governos estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a ética nos negócios.

 

Esse movimento vem auxiliando uma mudança de paradigma em que, finalmente, as empresas estão percebendo e acreditando que devem assumir uma postura mais responsável e sustentável, além de considerar os impactos sociais e ambientais da operação para assegurar sua perenidade, influenciando o comportamento do mercado e criando um impacto positivo a longo prazo em diversos aspectos da vida empresarial e social.

 

Dessa maneira, as práticas ESG estão sendo integradas às estratégias centrais das empresas, influenciando decisões operacionais, financeiras e de governança. Como exemplo, investidores cada vez mais consideram critérios ESG em suas decisões de investimento, se engajando em investimentos responsáveis e sustentáveis, impulsionando o movimento ESG.

 

Nesse contexto, o RH se torna fundamental, emergindo como protagonista na implementação desses princípios e se estabelecendo, definitivamente, como elo estratégico nas organizações.

 

É papel do RH estabelecer políticas internas que garantam a conformidade com as normas regulatórias vigentes e a adoção de práticas de gestão que incentivem a ética e a integridade em todos os níveis hierárquicos, promovendo, assim, uma governança sólida e transparente alinhada com os princípios ESG. A área também deve promover uma cultura organizacional que valorize a responsabilidade corporativa e a prestação de contas. Essa atuação deve alcançar todos os níveis hierárquicos da organização.

 

Outra forma de o RH impulsionar a implementação dos princípios ESG é por meio de programas de incentivo, podendo até mesmo recompensar iniciativas em ações sustentáveis, voluntariado e engajamento com a comunidade. Outro movimento pode ser o de reconhecimento que valorize comportamentos alinhados com esses princípios. Essas e outras ações serão muito boas para aumentar a cultura do ESG e, assim, com o tempo, tudo se tornará muito mais natural.

 

RH também colabora com a comunicação interna, tendo o papel fundamental de garantir que todas as informações sobre as práticas e iniciativas de ESG sejam amplamente disseminadas, de forma a promover a conscientização dos objetivos, o entendimento das práticas e todo o progresso alcançado.

 

Uma comunicação clara e transparente é essencial para engajar os colaboradores e stakeholders na jornada ESG. Como exemplo dessa comunicação, estão a divulgação de metas e resultados e a demonstração do impacto positivo das ações realizadas a cada progresso na implementação. Também, o RH pode trabalhar em conjunto com a equipe de Marketing para divulgar as ações da empresa relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social para o público externo.

 

Mas não para por aí: a adoção de práticas de recrutamento inclusivas e sem vieses é uma das formas mais eficazes de garantir a diversidade e a equidade na empresa. Processos de seleção de colaboradores em que sejam consideradas as habilidades e competências dos candidatos, não importando sua origem, gênero, raça ou orientação sexual, fará a diferença na promoção de um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo.

 

Podemos citar também a atuação do RH na promoção da equidade salarial, assegurando que homens e mulheres recebam remuneração justa e iguais para funções similares. Mais uma vez falamos de políticas claras, agora na remuneração, que impactam positivamente a organização em diferentes aspectos promovendo a transparência e a confiança entre a empresa e seus colaboradores, aumentando a sensação de equidade e justiça.

 

Trabalhar a remuneração por meio de uma política alinhada aos princípios ESG demonstra o comprometimento da empresa com questões sociais, ambientais e de governança. Isso auxilia no maior engajamento dos colaboradores que, sentindo-se valorizados e motivados, aumentam seus esforços para contribuir com o sucesso da empresa.

 

Em relação à atração de talentos podemos dizer que empresas com políticas de remuneração focadas em ESG se tornam mais atraentes para talentos no mercado de trabalho, especialmente para profissionais que valorizam a responsabilidade social corporativa e a sustentabilidade.

 

Quando estratégico e considerando os princípios de ESG na remuneração, o RH pode auxiliar a empresa na gestão de riscos associados a questões ambientais, sociais e de governança, reduzindo a possibilidade de impactos através, por exemplo, de estratégias de remuneração que incentivem práticas ambientalmente responsáveis, através de programas de incentivo e recompensas que motivem os colaboradores a adotarem comportamentos mais sustentáveis no ambiente de trabalho. Isso minimiza a geração de resíduos e recursos naturais, diminuindo o impacto ambiental na empresa e o risco de passivos ambientais e evitando possíveis multas e penalidades por descumprimento de normas e regulamentos ambientais.

 

Seguir esses princípios facilita a atração e retenção de talentos qualificados, reduzindo riscos associados à rotatividade de funcionários.

 

Ainda falando do RH como protagonista na implementação de ESG, o fomento à Diversidade e Inclusão com políticas sérias pode promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. Isso pode evitar questões de discriminação e litígios trabalhistas, bem como contribuir para a construção de uma cultura organizacional mais saudável.

 

O desenvolvimento de talentos, em que de fato se investe no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, é fundamental para garantir que eles estejam preparados para enfrentar os desafios relacionados aos princípios ESG. A criação de programas de capacitação específicos, que abordem temas como sustentabilidade, ética nos negócios, relações interpessoais e liderança consciente podem trazer grande valia ao processo.

 

Pode, ainda, alinhar a gestão de desempenho com as metas que a empresa estabeleceu em ESG, incorporando critérios relacionados a esses princípios nas avaliações de performance de todos os colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Programas de incentivos e reconhecimento podem ser vinculados a resultados sustentáveis e ações que promovam o bem-estar social e ambiental.

 

Essas são algumas das muitas contribuições que o RH pode dar com relação ao ESG, colocando-o como protagonista na implementação organizacional e, com isso, auxiliando na reputação e imagem positivas, atratividade para talentos, em sua resiliência e longevidade, vantagens competitivas no mercado e acesso a investimentos sustentáveis, entre outras vantagens.

 

Sem dúvida, o RH desempenha um papel central e protagonista na implementação dos princípios ESG nas empresas, atuando com estratégia e promovendo uma cultura organizacional mais inclusiva, responsável, sustentável.

 

Práticas como as que foram citadas transformam as empresas e as tornam mais atrativas para investidores e clientes, bem como contribuem para uma longevidade sustentável, com um futuro mais justo e equitativo para todos os envolvidos.

 

 

 

*Maria Ester Domingues de Oliveira é executiva de Recursos Humanos conselheira consultiva

 

 

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

Últimas notícias

Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
Imagem da matéria Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Por que reduzir a jornada de trabalho pode ser o maior investimento em produtividade das empresas
Artigos - 12/12/2025 - 14h38
Para o CEO da Embalixo, essa medida não significa abrir mão de metas e sim dar foco ao que realmente importa
Ver MAIS
Imagem da matéria Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Três atitudes para as empresas evitarem a espiral do desespero do final do ano
Saúde e Bem-Estar - 12/12/2025 - 10h21
Saiba como é possível cumprir as metas estabelecidas, evitar a sobrecarga e manter a produtividade das equipes
Ver MAIS
Imagem da matéria Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Com governança, IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Práticas Empresariais - 12/12/2025 - 09h50
Diretora de Recursos Humanos da SantoDigital conta como está otimizando processos e evitando os riscos da Shadow AI
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Deel apresenta as nove tendências de trabalho para 2026
Radar - 12/12/2025 - 15h50
A volta da busca por estabilidade no emprego é uma delas, de acordo com dados da companhia
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias