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23/08/2022 - 11h23

A cultura organizacional não existe

A cultura de um lugar se resume na soma do que fazemos conosco e com os outros naquele lugar, diz Ana Tomazelli

 

 

 

 

Por Ana Tomazelli*

 

 

Infelizmente, a cultura organizacional não existe. É isso mesmo o que você leu, não existe, e eu vou te dizer o porquê.

 

A liderança espera que a diretoria informe que cultura deve ser seguida. A equipe espera que a liderança acolha, compreenda, ouça, oriente, tome decisões, mas sem colocar tanto limite assim. Soft economy, soft skills, soft approach, soft-qualquer-coisa que torne mais suave a dureza de performar todo dia – mesmo com dor, mesmo sem dinheiro, mesmo com o casamento por um fio, mesmo com crianças gritando ao fundo, mesmo com um país (e um planeta) à beira de um colapso.

 

E, se essa empresa tem a figura “do dono”, lascou-se: espera-se que ele ou ela ou eles apontem o leme para algum lado, de preferência, sem muita onda, mais estável, onde possamos respirar com algum alívio (e dar umas risadas, se possível, pelo Zoom, Meet, Teams, Nearby, Gather, FaceTime ou pelo amado-odiado WhatsApp nosso de cada dia).

 

Tá todo mundo certo em esperar algo de alguém que está “em cima”. E tá todo mundo errado, também! Porque, se a gente mergulhar um pouco mais fundo, pensa só: a cultura de algum lugar é, tão somente, a soma de todas as coisas que a gente faz conosco e com as pessoas naquele lugar. Que, cada vez mais, é um lugar virtualizado, sem mesa, sem cadeira, sem a obrigatoriedade da convivência 3D (aquela que tem até cheiro, lembra?).

 

Então, não adianta a diretoria dizer que, aqui, a cultura é colaborativa (Collab, Agile, Hands-on) se você não colabora. Não adianta dizer que resolvemos nossos problemas com diálogo se ninguém tem a capacidade de conversar sem se alterar. Ou se levantamos a bandeira da diversidade e da saúde mental, mas todo mundo é branco, CIS, hétero, sem deficiência, jovem, trabalhando 16 horas por dia e se garantindo na medicação tarja preta.

 

Estatística social é estatística corporativa. As 18 milhões de pessoas ansiosas que a Organização Mundial da Saúde atribui ao Brasil estão aonde? Construindo a cultura da empresa, aí do seu ladinho.

 

Mas que raios é a cultura organizacional, então?

 o reflexo da cultura vigente na sociedade;

 o resultado da postura que você tem no mundo;

 o produto das relações estabelecidas naquele contexto (principalmente ao resolver conflitos).

 

É aquele conceito semiótico de que “o todo é maior que a soma das partes”. Tem vida própria, personalidade própria, voz própria.

 

Se a sua empresa fosse uma pessoa: como ela seria, em detalhes? Aí está a sua cultura.

 

 

*Ana Tomazelli é psicanalista, idealizadora do Ipefem – Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas e acumula 20 anos de experiência em RH e Gestão de Pessoas

 

 

 

Foto: Divulgação