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04/11/2020 - 08h00

Três dicas para as empresas incentivar o aprendizado contínuo ao trabalhar remotamente

Quanto mais o colaborador sabe, mais se sente conectado à organização, diz autor do artigo

 

 

Por Uranio Bonoldi*

 

Oportunidades de aprender e se desenvolver são características de um ótimo lugar para se trabalhar. A falta de investimento no desenvolvimento de carreira é um dos principais motivos da resignação do funcionário na empresa, já a oportunidade de aprender é um dos principais motivos pelos quais as pessoas aceitam uma oferta de trabalho.

 

O aprendizado no trabalho é uma mistura de treinamento técnico e aprendizado através de outras pessoas. Isso porque normalmente, adquirimos conhecimentos, habilidades e conselhos observando colegas de trabalho resolvendo problemas e interagindo em um ambiente de escritório. Então, como podemos garantir o aprendizado contínuo quando os espaços comuns de escritório são retirados?

 

No futuro, essa é uma questão que as equipes de RH, os líderes e os gerentes deverão trabalhar juntos, para garantir que os funcionários tenham a oportunidade de desenvolvimento de carreira enquanto trabalham remotamente.

 

Aqui estão três maneiras de incorporar o aprendizado no local de trabalho:

 

1. Crie uma cultura de aprendizagem contínua

O RH pode conduzir essa evolução de aprendizado, mas essa prática exige a adesão de todos os interessados – executivos, gerentes e demais colaboradores. É essencial facilitar o gerenciamento de desempenho. Os gerentes podem elaborar planos de desenvolvimento com funcionários remotos para abordar o aprendizado das habilidades exigidas agora e mapear as habilidades que serão necessárias no curto, médio e longo prazos. O mapeamento dessas habilidades significa que funcionários e gerentes têm um ponto de referência para orientá-los na jornada de aprendizagem e podem medir e acompanhar seu progresso.

 

2. Capacite os funcionários para liderar sua própria aprendizagem

Muitos funcionários desejam aprender em seu próprio ritmo, dependendo de suas necessidades de desenvolvimento e interesses. Porém, ainda é importante que os gerentes sugiram maneiras de melhorar e reservem um tempo para verificar o aprendizado de sua equipe e oferecer novos desafios e oportunidades. Principalmente agora, com uma série de distrações em casa, os funcionários remotos precisam do apoio de líderes para criar espaço e tempo para aprenderem.

 

Para reduzir o atrito, o aprendizado deve ser integrado às atividades diárias e estar disponível em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Para atender a essas expectativas, as organizações estão empregando ferramentas de colaboração, aprendizagem multifuncional baseada em projetos, criando mercados de aprendizagem online e fóruns de mentoria estruturados.

 

3. Una o aprendizado ao desenvolvimento de carreira

Como líder, seja proativo ao conectar claramente as oportunidades de aprendizagem com projetos e vagas de mobilidade interna alinhadas com os interesses de carreira dos funcionários. Isso ajuda os funcionários a ver os diferentes caminhos de desenvolvimento de carreira disponíveis para eles e a identificar as habilidades necessárias para chegar lá. As atividades de desenvolvimento devem estar alinhadas às futuras aspirações de carreira, pois o treinamento sem a capacidade de utilizar as habilidades aprendidas pode desmotivar os indivíduos.

 

Criar uma base onde os funcionários são apoiados e incentivados a se engajar no aprendizado contínuo exige tempo, esforço e recursos. Porém, quanto mais um funcionário sabe, mais ele se sente conectado à organização e motivado para o sucesso. Investir no aprendizado contínuo ajudará a criar funcionários qualificados e engajados que podem ajudar uma organização a enfrentar quaisquer desafios que o futuro traga. Pense nisso!

 

*Uranio Bonoldi é executivo e professor de MBA na Fundação Dom Cabral, onde ministra aulas para executivos sobre poder e tomada de decisão

 

Foto de abertura: extraída do site www.uraniobonoldi.com.br