Imagem da matéria Se você já sabe o que vai fazer na sua empresa daqui a um ano, preocupe-se
07/08/2017 - 10h00 Artigos

Se você já sabe o que vai fazer na sua empresa daqui a um ano, preocupe-se


Por Fernando Teles*

 

Toda vez que escuto algum executivo falar com convicção que sabe tudo o que vai realizar no próximo ano dentro da sua empresa, sugiro cautela. Não vivemos mais em um mundo tão linear e programável. Novidades surgem em meses, paradigmas são quebrados todos os dias e a cada hora uma nova empresa nasce querendo conquistar o seu mercado. Não existe mais aquele plano anual certinho e rígido. Não seja refém de um pedaço de papel ou de uma apresentação de powerpoint. É preciso estar atento às tranformações do mundo digital e ter em mente que seu plano de inovação pode mudar num piscar de olhos.

 

Outra conduta que costumava ser frequente nas corporações e que já perdeu razão de existir é o famoso "o projeto é bom, mas ainda precisa ser aperfeiçoado antes de apresentarmos ao presidente". Com essa mentalidade, no dia em que estiver "apresentável", um concorrente já lançou e está faturando com a mesma ideia. É por isso que, aqui na Visa, temos trabalhado cada vez mais com o conceito de Minimum Viable Product (MVP). Um exemplo de aplicação do método está no chatbot do Facebook Messenger que o ShopFacil.com do Bradesco construiu com nosso apoio. Em novembro, lançamos a interação com o robô para pesquisa de produtos do marketplace, alguns meses depois anunciamos melhoria no sistema da tecnologia como a possibilidade de pagar com o Visa Checkout sem sair do Messenger e mais recentemente foi lançada a comunicação por mensagem de voz. E o trabalho ainda não acabou. Continuamos investindo e aprimorando essa solução em parceria com o ShopFacil.com.

 

O modus operandi tem sido pensar num conceito, gerar o protótipo e experimentar. Caso não der certo, jogamos o projeto fora. Simples. Este é um grande aprendizado que tivemos com a proximidade com as fintechs que estamos acelerando. Não se apaixone por um projeto a ponto de não aceitar que ele não funcionou. Essa insistência é perda de tempo e frustrante para todos os envolvidos. 

 

Trata-se realmente de uma grande mudança de mentalidade. A pressão e a rapidez do consumo digital são desafiantes e muitas vezes assustam. O que nos cabe é estarmos preparados e com isso quero dizer: flexibilizar processos internos, abrir nossa inovação, expandir nosso relacionamento, co-criar com nossos parceiros e investir em infra-estrutura e tecnologia. 

 

Tem uma frase do fundador da Visa, Dee Hock, que ilustra bem essa forma de enxergar a inovação: "O problema não é como levar para nossa mente ideias novas e inovadoras, mas como tirar de lá as ideias velhas". Esse exercício é o que fará você ganhar tempo para assumir novas posturas e para sair na frente dos seus concorrentes. Por tudo isso não tenha vergonha em assumir que não sabe onde sua empresa estará em um ano. Seja livre para repensar e reconstruir seu processo criativo sempre que for necessário.

 

*Fernando Teles é country manager da Visa do Brasil

Últimas notícias

Imagem da matéria Brasileiros querem líderes empáticos, curiosos e abertos ao aprendizado
Brasileiros querem líderes empáticos, curiosos e abertos ao aprendizado
Liderança - 10/12/2025 - 17h56
Estudo mostra uma transformação nas expectativas sobre a liderança nacional
Ver MAIS
Imagem da matéria A cultura do cuidado começa em casa (e dentro de mim)
A cultura do cuidado começa em casa (e dentro de mim)
Artigos - 10/12/2025 - 09h49
A gestação tem me ensinado que cuidado não combina com pressa, diz CEO da Vittude
Ver MAIS
Imagem da matéria O futuro da capacitação será intensamente blended
O futuro da capacitação será intensamente blended
Radar - 09/12/2025 - 11h18
Levantamento mostra tendências que vão redefinir aprendizagem, desempenho e o futuro do trabalho
Ver MAIS
Imagem da matéria Como a gamificação corporativa redefine o aprendizado e o desenvolvimento nas empresas
Como a gamificação corporativa redefine o aprendizado e o desenvolvimento nas empresas
Artigos - 08/12/2025 - 17h26
A real potência dessa ferramenta são as narrativas que conectam propósito e desafio, diz CEO da Edusense
Ver MAIS

Notícias mais lidas

Imagem da matéria Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Magalu lança primeiro programa de trainee em IA do Brasil
Tendências - 28/08/2025 - 17h46
Iniciativa está relacionada ao novo ciclo da companhia, focado na consolidação do IA Commerce
Ver MAIS
Imagem da matéria O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
O papel estratégico do RH na retenção de talentos em tempos digitais
Artigos - 07/08/2025 - 17h10
Com intencionalidade e consistência, o básico bem feito tem gerado os melhores resultados, diz especialista
Ver MAIS
Imagem da matéria Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Saúde física dos colaboradores: por que investir na TotalPass?
Publieditorial - 17/03/2025 - 13h10
São mais de 23 mil academias e estúdios parceiros, como Smart Fit e Bio Ritmo
Ver MAIS
Imagem da matéria Futuro do trabalho: a IA vai roubar meu emprego?
Futuro do trabalho: a IA vai roubar meu emprego?
Artigos - 13/05/2025 - 11h18
Para Cammila Yochabell, recursos como ChatGPT e DeepSeek são aliados de quem se mantém qualificado
Ver MAIS
 Teste GRÁTIS por 7 dias