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26/04/2017 - 16h00

Entenda como reestruturar seu negócio e fazer melhorias de rentabilidade e gestão de uma empresa

Por Eduardo Peres*

 

Em momentos em que muitos ainda falam de crise econômica, pensar em reestruturar um negócio se torna uma missão ainda mais difícil. Não é uma tarefa nada fácil em momentos mias tranquilos, imagine então em meio aos resquícios da “crise”. Diferente de lançar uma nova empresa, reestruturá-la é um desafio muito maior, pois envolve muito mais do que definir as novas estratégias de mercado.

 

Sim, é preciso revisar os custos com muita cautela a fim de analisar a rentabilidade adequada para cada produto ou serviço. Além disso, a redução da equipe é muitas vezes necessária para que se alcance um cenário mais rentável, afinal, com a redução dos serviços não é preciso manter uma grande equipe para atender uma menor demanda. Renegociação de dívidas é um dos principais passos para sair do vermelho e conseguir maior fôlego, através de alongamento de prazos e juros menores.

 

Para reestruturar seu negócio e melhorar a performance de sua empresa é preciso algumas iniciativas que fazem a diferença, como:

 

Revisão de preços de forma a definir uma rentabilidade adequada para seu produto ou serviço Constantemente, ao entrar em novos clientes, vemos que muitos dão pouca importância à precificação de seus produtos. Esta pouca atenção à precificação tem reduzido a rentabilidade de muitas empresas. Existem casos de empresas com rentabilidade elevada em certas linhas de produto, reduzindo seu potencial de venda, mas, em outras linhas, rentabilidade reduzida. Na média, estas empresas têm rentabilidade adequada, mas o potencial de venda fica muito aquém do desejado

 

Redução de equipe para novo cenário da empresa

Parte central de qualquer empresa, sua equipe deve sempre estar motivada, com metas definidas e do tamanho adequada. Ao longo do tempo, considerando variações de mercado e foco de empresas, vemos a necessidade constante de adequação do tamanho da equipe – tanto para mais, quanto para menos.

Em momentos de crise severa, como temos vivido nos últimos dois anos, pendências com fornecedores ocorrem com frequência em empresas. Vimos em nossos clientes de reestruturação que sempre é melhor uma postura transparente com fornecedores, avisando-os sobre possíveis renegociações e fazendo-as de forma linear, respeitando-se prioridades para produção da empresa

 

Conversas com clientes para entender demandas e o que pode ser melhorado na empresa para eles.

Pesquisas de satisfação e de mercado para entender a qualidade de seus produtos, atendimento, tempo de resposta e outros pontos importantes são fundamentais para melhorar o relacionamento com clientes e aumentar chances de vendas no futuro e foco em produtos e serviços que a empresa tenha maior rentabilidade. Vemos muitas teorias que nos dizem que em momentos de crise temos oportunidades e o investimento em novas frentes é adequado para diversificar receitas, por exemplo. Em nossa experiência, apesar de contradizer este ditado popular, vemos que empresas que se desenvolvem melhor em momentos de crise são as que se voltam para seu core business, reduzindo investimentos em novos produtos onde não detenham conhecimento profundo do mercado e que mantém seu caixa dentro da empresa.

 

*Eduardo Peres é diretor de Novos Negócios da GlobalTrevo Consulting