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09/11/2016 - 10h00

Cinco motivos para as empresas adotarem o gamification

Por Giuliano Machado*

  

A princípio, adotar jogos para aumentar a produtividade no ambiente organizacional pode até parecer besteira ou mesmo ser considerado perda de tempo. Mas, se para alguns gestores pensamentos como estes insistem em permanecer, talvez seja a hora de rever alguns conceitos. Afinal, os tempos mudaram e o perfil dos colaboradores também acompanharam tais mudanças.

 

Longe daquela geração que via a relação “empregado versus empregador” como uma mera troca entre trabalho e salário, os profissionais de hoje buscam mais do que o seu lugar no mundo corporativo. Visam, sobretudo, experiências que os façam crescer e, consequentemente, se sentir bem.

 

Em razão disso, preferem, e valorizam, as oportunidades mais humanas, nas quais não são apenas “números”. Também consideram a forma como a jornada é conduzida tão importante quanto os resultados almejados.

 

Este posicionamento se torna, assim, um desafio e tanto para os executivos. Além de se preocuparem com as estratégias dos seus negócios, ainda precisam encontrar formas para manter seus colaboradores sempre motivados e focados no objetivo de crescerem juntos com a empresa.

 

Mas, para quem acha que é difícil encontrar uma luz no fim do túnel, a solução pode ser mais simples do que se imagina. Empresários dos quatro cantos do planeta, especialmente dos Estados Unidos, têm conseguido alavancar a produtividade e os resultados dos seus negócios adotando o uso de uma metodologia que vem se tornando cada vez mais conhecida: o gamification.

 

Para quem ainda não ouviu falar, trata-se do uso de mecanismos de jogos, cuja finalidade é motivar e engajar pessoas, melhorar o aprendizado, resolver problemas e alcançar resultados. É um método aplicável a qualquer segmento do mercado, desde empresas de base até as que fazem parte do universo financeiro.

 

Para colocá-lo em prática, a tríade criatividade-estudo-planejamento é essencial para fazer com que seus colaboradores alcancem (e até superem) as metas com facilidade e, principalmente, se sintam felizes e orgulhosos por suas conquistas.

 

Quem ainda não está convencido de que levar os jogos para dentro da organização pode ser trazer diversos benefícios, como, por exemplo, aumentar o engajamento (jogos que trazem pontuações, troféus e quadro de liderança resultam em aprendizados mais rápidos e divertidos) e motivar o alcance de metas (pessoas são mais motivadas quando sabem de forma mais clara e objetiva quais são as metas que precisam ser atingidas).

 

Além disso, contribuem para a retenção do conhecimento, uma vez que, devido o envolvimento e melhor experiência, os colaboradores lembram os conceitos aplicados; promove a participação, comunicação e gestão do conhecimento entre equipes e departamentos e colaboram para o desenvolvimento das ações determinadas e dos colaboradores envolvidos.

 

Também vale ressaltar que a adoção do gamification ajuda a empresa a reter seus talentos e evitar o tão temido turnover, que, dependendo do segmento e da área, costuma ser bastante alto. É algo que, realmente, vale a pena ser considerado pelos gestores.

 

*Giuliano Machado é Gerente de Atendimento e Relacionamento com Clientes da Mega Sistemas Corporativos e Membro do Software Advisory Board do HDI