Notícia

Recrutamento & Seleção

16/04/2024 - 15h01

As vantagens e os riscos da inteligência artificial nas candidaturas a emprego

Não há razões para recrutadores e candidatos terem receios, é só estarem atentos ao usar a IA, diz consultor

 

 

 

A inteligência artificial (IA) está modificando a maneira como as pessoas se candidatam a empregos e como os recursos humanos analisam candidaturas. A seguir, o consultor norte-americano Danny Almeida trata das vantagens e dos riscos da IA para ambos os lados da mesa: o RH e os candidatos.

 

PARTE 1: PERSPECTIVA DOS RECURSOS HUMANOS

A inteligência artificial tem uma influência crescente no RH. Os sistemas de rastreamento de candidatos (ATS), por exemplo, agora usam IA para analisar currículos e identificar os candidatos mais qualificados e é expectável que a aplicação dessa tecnologia se alargue cada vez mais.

 

Para Danny, é compreensível que alguns recrutadores tenham receio desses novos tempos, os seres humanos tendem a temer aquilo que desconhecem, mas não há motivo para isso.Ele cita Josh Bersin, analista de RH: “A IA não é uma ameaça aos recrutadores, mas, sim, uma ferramenta que pode ajudá-los a serem mais eficazes em seus trabalhos”.

 

De qualquer maneira, alerta o consultor, existem sempre alguns riscos, assim como vantagens na utilização da IA. As principais vantagens e riscos são:

 

Vantagens para os RH

► Eficiência: Segundo Marylene Delbourg-Delphis, gerente de RH da L'Oréal, “a IA nos permite automatizar tarefas repetitivas e nos concentrar em atividades mais estratégicas, como construir relacionamentos com os candidatos”.

 

► Precisão: Essas ferramentas permitem analisar dados de forma mais precisa e imparcial do que os humanos. Isso pode ajudar a reduzir o viés no processo de recrutamento e garantir que as empresas encontrem os melhores candidatos para o trabalho.

 

► Diversidade: As ferramentas de inteligência artificial podem ajudar as empresas a encontrar candidatos de origens mais diversas, levando a uma força de trabalho mais rica e inovadora.

 

► Redução de vieses inconscientes: A IA pode avaliar os candidatos de forma justa e objetiva com base em suas habilidades e qualificações, eliminando os vieses que existem frequentemente na avaliação humana.

 

Riscos para o RH

► Despersonalização: A utilização de ferramentas de inteligência artificial pode tornar o processo de seleção e recrutamento menos humano, trazendo consequências negativas para a imagem das empresas.

 

► Transparência: Os algoritmos de IA utilizados no recrutamento podem ser opacos e difíceis de entender. Por esse motivo, é importante que os candidatos saibam como os algoritmos são utilizados para tomar decisões de seleção e que tenham o direito de saber por que foram rejeitados para uma vaga.

 

► Custo: Implementar e manter uma ferramenta de IA pode ser caro para as empresas, especialmente para pequenas empresas e startups.

 

PARTE 2: PERSPECTIVA DO CANDIDATO

A IA também é usada pelos candidatos para escrever cartas de apresentação e currículos, e para pedir sugestões, o que ajuda principalmente os candidatos que não têm muita experiência em escrever documentos de candidatura. As vantagens e riscos da IA para os candidatos são:

 

Vantagens para os candidatos

► Eficiência: A IA pode ajudar a economizar tempo e esforço ao escrever cartas de apresentação e currículos. Isso pode ser especialmente útil para candidatos que estão se candidatando a vários cargos.

 

► Qualidade: Os candidatos podem criar documentos de candidatura mais profissionais e bem escritos, aumentando as chances de serem selecionados para uma entrevista.

 

► Personalização: As ferramentas de IA permitem criar facilmente documentos de candidatura personalizados para cada cargo específico. Também é possível pedir sugestões quanto ao melhor formato de currículo a escolher para cada candidatura.

 

Riscos para os candidatos

► Autenticidade: Os documentos de candidatura gerados por IA podem parecer artificiais e não autênticos, levando os recrutadores a questionar a sinceridade do candidato.

 

► Criatividade: A IA pode limitar a criatividade e a individualidade dos candidatos, podendo fazer com que os candidatos se destaquem menos dos demais.

 

► Ética: O uso dessa nova tecnologia para escrever cartas de apresentação e currículos pode ser considerado antiético por alguns recrutadores.

 

IA no recrutamento: navegando em mares desconhecidos

Para encerrar, Danny reforça: a inteligência artificial tem o potencial de revolucionar o processo de candidatura, tanto para as empresas quanto para os candidatos. No entanto, é importante estar ciente dos riscos que a IA apresenta. "Acima de tudo, as empresas e os candidatos devem usar essa tecnologia de forma responsável e ética para garantir que o processo de recrutamento seja justo e eficaz", finaliza.

 

 

Foto: Shutterstock