
16/07/2025 - 15h05
A importância de uma Proposta de Valores aos Colaboradores dinâmica em um contexto global
Jonas França Tavares, da Cognizant, salienta por que as empresas devem investir em EVP
O Employee Value Proposition (EVP) ou Proposta de Valores aos Colaboradores é o conjunto de valores, benefícios e oportunidades que uma empresa oferece aos seus colaboradores em troca de suas habilidades, dedicação e experiência. Em outras palavras, é aquilo que faz uma organização ser um lugar desejado para se trabalhar.
Para empresas globais que operam em diversas indústrias, culturas e localidades, desenvolver uma estratégia de EVP forte e bem estruturada é essencial. Afinal, cada mercado e cada grupo de profissionais possui expectativas e necessidades específicas. Ter um EVP bem definido ajuda a empresa a alinhar sua identidade com a experiência do colaborador, promovendo engajamento e retenção.
Por que investir em um EVP forte?
- Atrai talentos qualificados – Um EVP bem comunicado torna a empresa mais atrativa para os melhores profissionais do mercado.
- Fomenta a diversidade e inclusão – Em empresas globais, um EVP abrangente garante que diferentes culturas e realidades sejam valorizadas.
- Melhora o engajamento e produtividade – Colaboradores que se identificam com a proposta da empresa são mais motivados e produtivos.
- Fortalece a marca empregadora – Um EVP alinhado com a cultura organizacional impulsiona o Employer Branding, elevando a reputação no mercado.
Em organizações multinacionais, criar um EVP eficiente exige adaptação às diversas localidades onde a empresa atua. Benefícios, oportunidades de crescimento, ambiente de trabalho e valores culturais precisam ser personalizados para cada mercado, sem perder a identidade global da companhia.
Por isso, é essencial: desenvolver estratégias que equilibrem a identidade global da empresa com adaptações locais, garantir que a comunicação do EVP seja clara e autêntica em todos os países onde a empresa opera e incluir práticas de diversidade e inclusão para que todos os colaboradores sintam que pertencem ao ambiente corporativo.
Na Cognizant, o EVP é constantemente revisitado e adaptado pelas lideranças globais, regionais e locais para que as propostas se adequem às realidades cambiantes dos mercados. A partir de valores centrais, desdobramos uma miríade de ações, estratégias e mensagens que servem como uma verdadeira caixa de ferramentas para as lideranças desenvolverem o engajamento e o pertencimento de suas equipes.
Nosso trabalho com o EVP no Brasil parte da premissa da conscientização – através de sessões periódicas abrangendo todo o corpo de líderes das nossas operações, despertamos o interesse dos gestores pelo trabalho em torno desses valores que nos guiam. E, assim, passo a passo, os diferentes projetos e equipes que temos espalhados mundo a fora passam a dialogar com os mesmos valores centrais, criando uma comunidade verdadeiramente coesa e cooperativa.
Investir em EVP não é apenas sobre oferecer bons salários e benefícios – é sobre criar uma cultura organizacional forte, inspiradora e conectada às expectativas dos talentos. Empresas que se preocupam com isso garantem equipes engajadas, produtivas e alinhadas aos valores da organização, fortalecendo sua posição no mercado global.
Jonas França Tavares
Employer Branding Specialist for Brazil – Global EBM | Cognizant