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14/03/2024 - 09h53 Publieditorial

Desburocratize o RH: Como unir o domínio da legislação com a tecnologia?

A tranquilidade e a confiança que o seu departamento precisa para focar no que mais importa


 

 

Como gestor de RH, você certamente sabe que as constantes mudanças na legislação trabalhista e as implementações governamentais podem deixar toda a equipe sobrecarregada e exausta. Embora o Recursos Humanos esteja trilhando o caminho da transformação para um setor cada vez mais estratégico, a realidade é que muitos trâmites ainda consomem o tempo dos profissionais, desviando-os do foco na busca pelo protagonismo como influenciadores do negócio.

 

A BUROCRACIA NO RH

Ao revisitarmos algumas dessas recentes mudanças, passamos pela regulamentação dos novos cenários de trabalho nos formatos remoto e híbrido, e a Portaria 671/2021, tratando principalmente do ponto eletrônico, dentre outras previsões legais, que exigiram uma rápida adaptação das empresas e dos softwares de gestão. Não podemos esquecer da Lei Geral de Proteção de Dados, que está em vigor e acendeu o alerta para a transparência e segurança dos dados pessoais e sensíveis dos colaboradores.

 

Também é importante mencionar as implementações que estão, e ainda vão gerar, um grande impacto na rotina dos profissionais de RH. O eSocial, segue unificando a entrega de uma gama de obrigações e digitalizando a fiscalização das empresas, sendo a última delas as decisões dos processos trabalhistas. Por último, temos o FGTS Digital, que entrou em produção em março de 2024 e provocará um novo período de adaptação.

 

OBSTÁCULOS NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Podemos dizer então que, ao longo dos últimos anos, com toda essa digitalização, ainda há dificuldades na evolução do setor?

 

Sim, o investimento em tecnologia, impulsionado pela pandemia de Covid-19, acelerou a adesão de softwares e ferramentas que otimizam as atividades do departamento. No entanto, alguns obstáculos significativos ainda são enfrentados, como: a gestão de prazos e obrigações governamentais que, quando vencidos, podem gerar gastos com multas; a dificuldade em encontrar profissionais altamente habilitados na execução da folha de pagamento; os custos extras com treinamentos e substituição devido férias ou afastamentos; e a desorganização do departamento, principalmente quando os mesmos colaboradores realizam as atividades do DP e do RH.

 

 

O BPO É UM DOS CAMINHOS PARA DESBUROCRATIZAR O DEPARTAMENTO  PESSOAL

Uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas para melhorar a eficiência e desafogar a equipe interna das atividades burocráticas é o modelo de terceirização de processos, ou BPO (Business Process Outsourcing). Um indício que reforça essa adesão é a expectativa de crescimento desse mercado, que está em aproximadamente 14% até 2024, de acordo com a pesquisa de mercado global Technavio.

 

O serviço de BPO tem se mostrado particularmente relevante no contexto da folha de pagamento. Com o BPO, a empresa passa a contar com profissionais que ficarão responsáveis pelas rotinas diárias, liberando a equipe interna para as ações que fazem parte do core business da empresa. Além disso, é possível reduzir significativamente os custos operacionais associados ao departamento de RH.

 

A empresa que oferece o serviço de BPO do Departamento Pessoal mais tecnológico do mercado é a Nydus. Com 33 anos de experiência em Recursos Humanos, a RH Tech possui um ecossistema completo de soluções, que vai desde a sua plataforma NydusRH, desenvolvida com tecnologia própria, até o serviço NydusBPO, realizado por especialistas atualizados na legislação que dominam a complexidade da folha de pagamento, proporcionando tranquilidade e segurança aos seus clientes. 

 

Além do processamento da folha e envio do eSocial, a equipe realiza a admissão de colaboradores, rescisões, benefícios, controle de ponto e muito mais. 

Um dos grandes diferenciais é seu formato de atendimento, que conta com um apoio consultivo desde a implementação de acordos coletivos até a análise e criação de relatórios customizados, gerando indicadores estratégicos para o gestor.

 

O cliente NydusBPO possui a vantagem do acesso à plataforma, garantindo liberdade para consultas, conferências e extração de relatórios gerenciais a qualquer momento, assim como a possibilidade de aquisição de módulos que atendem as demais rotinas do RH. Tudo em um só lugar e 100% na nuvem, melhorando o controle dos dados e reduzindo a necessidade de várias ferramentas.

 

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