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Publieditorial

28/12/2022 - 10h00

Vantagens do BPO para sua empresa

O BPO traz um aumento importante de soluções tecnológicas à empresa

 

 

O BPO é uma forma das empresas delegarem alguns processos internos para outras organizações parceiras, pois assim, as equipes podem aumentar a produtividade, já que estarão focadas em um trabalho estratégico do negócio.

Quer saber mais sobre o que o BPO é capaz de fazer pelos resultados da sua empresa? Então continue lendo este artigo com a gente!

 

O que significa BPO

O BPO é a sigla para Business Process Outsourcing – que traduzido no português significa “terceirização de processos de negócios”. Essa é uma tendência que vem se destacando entre as empresas dos mais variados segmentos e portes, nacionais e internacionais.

Assim como várias estratégias que hoje são aplicadas no mundo corporativo, o BPO também tem suas raízes no ambiente industrial, por conta dos fabricantes contratarem outras empresas para lidar com processos específicos, mas que faziam parte da cadeia de suprimentos. Tais processos eram identificados como todos aqueles que não tinham relação com as principais competências necessárias para a fabricação de seus produtos finais.

Hoje, a implementação do BPO ganhou aderência, expandindo em empresas de todos os tipos. Podemos relacionar o sucesso do serviço ao momento da transformação digital que vivemos nos últimos anos, permitindo que as empresas tenham muito mais facilidade para terceirizar os serviços e processos burocráticos que “travam” a produtividade e fluidez da companhia.

 

Vantagens em adotar o BPO

Em uma realidade tão competitiva quanto o mundo dos negócios, pode soar estranho quando falamos que terceirizar processos internos para outras empresas pode ajudar no seu crescimento e produtividade, certo? Mas a grande verdade é que o maior ativo que as corporações podem ter é o tempo! A sabedoria de administrá-lo corretamente, fomentando a produtividade e eficiência é a chave para o crescimento e maturidade de qualquer negócio. Por isso, contar com empresas que possam assumir as tarefas secundárias, pode ser  uma decisão certeira.

Para ficar mais claro, listamos abaixo as principais vantagens em adotar o BPO na sua empresa.

 

Troca de conhecimento

Uma grande vantagem relacionada à terceirização de serviços, é poder contar com equipes e profissionais especializados, com um conhecimento diferenciado que agrega valor. Essa troca de conhecimento permite uma entrega com mais qualidade e excelência.

Vale lembrar que investir em um BPO com especialistas é reduzir eventuais custos com treinamento e capacitação interna que a empresa teria, uma vez que equipes terceirizadas já estão devidamente qualificadas para exercer suas funções planejadas.

 

Otimização do tempo

Seja qual for o ramo da sua empresa, todo negócio tem alguma etapa do processo interno que parece “engessar” tudo, não é mesmo? Portanto, assim que uma empresa terceirizada assume essas demandas que dão um ar de travamento, o dia a dia passa a fluir melhor. E como consequência, os times ficam mais equilibrados, fluídos e produtivos.

Essa sinergia promove um ganho de tempo na rotina de trabalho para que todos os envolvidos dediquem seu precioso tempo nas atividades que tragam resultados mais efetivos à corporação. 

 

– Mais produtividade

Como falamos anteriormente, adotar o BPO é estar livre dos trabalhos operacionais que fazem os times escorrerem sua preciosa jornada de trabalho pelas mãos. Com as tarefas secundárias terceirizadas, os colaboradores podem dedicar seu tempo em soluções que tragam resultados reais para a organização.

 

– Possível redução de custos

Pode parecer curioso, mas investir recursos na adoção do BPO pode  reduzir custos! Ao terceirizar este serviço, a empresa elimina gastos com a contratação de pessoas, equipamentos, encargos trabalhistas e todas as despesas que envolvem a decisão de aumentar um time. Para fazer com que esta equipe interna tenha os mesmos níveis de qualidade e especialidade de prestação de serviços oferecidos pelo fornecedor, é possível que seus custos e esforços sejam maiores quando não terceirizados. 

 

Qual a importância do BPO para o seu negócio? 

Como falamos anteriormente, ao adotar o Business Process Outsourcing você permite a implementação de diversos benefícios à organização. A estratégia é uma excelente aliada das empresas que desejam melhorar sua performance e otimizar o seu recurso mais precioso: o tempo! E de quebra, evita possíveis desperdícios e gastos desnecessários.

Vale lembrar também um outro fator muito importante que contribui diretamente na decisão de implementar o BPO – principalmente nas áreas mais sensíveis como a folha de pagamento – é a complexidade da legislação trabalhista brasileira. As frequentes mudanças exigem um conhecimento e acompanhamento periódico para compreender os impactos legislativos sobre os seus produtos e serviços, reduzindo eventuais riscos. Portanto, o Outsourcing deve ser visto, acima de tudo, como um investimento em gestão estratégica, já que a prática é uma facilitadora que agrega diversos benefícios à sua organização.

Sendo assim, se a sua empresa busca aumentar a produtividade e focar as atenções e as energias dos times em atividades estratégicas que promovam o ganho, certamente optar pelo BPO de empresas parceiras é a escolha correta.

 

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