Notícia

Indicadores

03/05/2023 - 15h51

As dez principais tendências das empresas para reter e driblar a escassez de talentos

Estudo da Randstad aponta como companhias no mundo estão atuando para suprir esse gap

 

 

 

Líderes globais das áreas de Recursos Humanos estão focados em gerar valor e impacto comercial nos negócios a longo prazo, aumentando a motivação, satisfação, produtividade e retenção de talentos. É o que aponta o estudo Talent Trends, realizado pela Randstad, empresa de recrutamento e soluções em RH, com mais de 900 diretores e líderes de RH em 18 países, inclusive o Brasil. Em sua oitava edição, o estudo mostra que, para combater a escassez de talentos, as empresas estão investindo seu capital financeiro e tempo em iniciativas voltadas às áreas de diversidade, equidade e inclusão, sustentabilidade, liderança, desenvolvimento de carreira, tecnologia e bem-estar.

 

"Após o grande período de demissões, os chamados layoffs, e dos pedidos voluntários que resultaram em um terço do total de demissões, segundo relatórios mensais de 2022 do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do governo federal], vemos que, neste ano, a maioria dos mercados segue para a mesma direção. Esses acontecimentos trouxeram reflexão não somente sobre o que estavam fazendo as empresas, mas também sobre o 'como'”, diz Fabio Battaglia, CEO da Randstad Brasil. De acordo com a pesquisa da Randstad 77% dos líderes têm suas estratégias de recrutamento de talentos mais voltadas para a geração de valor total para a empresa do que para a redução de custos. “Isso significa que, para atrair e reter talentos, as empresas precisam estar mais empenhadas em investir em ações de marca empregadora, desenvolvimento de habilidades e em ESG", completa Fabio.

 

Tendo esse ponto de partida, a pesquisa aponta as dez principais tendências globais, mostrando as questões que mais têm se destacado no ambiente corporativo:

 

Priorizar a criação de valor nos negócios

 

Proporcionar uma experiência significativa para os colaboradores

 

 Ser transparente e ter agilidade com a inteligência de talentos

 

 Otimizar investimentos em tecnologia para intensificar a criação de valor

 

 Liberar o potencial dos colaboradores por meio da mobilidade interna

 

 Criar um mecanismo de aprendizagem e desenvolvimento que amplie o desempenho dos negócios

 

 Liderar com compaixão durante a reestruturação

 

 Transformar em impacto real as ações de Diversidade, Equidade e Inclusão

 

 Investir em ações de bem-estar

 

 Impulsionar as iniciativas de ESG

 

CENÁRIO NO BRASIL

No recorte nacional, é possível observar as principais ações das empresas dentro de cada tendência. Além da criação de valor, para suprir a escassez de talentos e ter impacto real das ações de DE&I, 86% das empresas dizem já investir em ações na área, e acreditam que é crucial melhorar a experiência de seus processos de recrutamento e seleção para atrair os melhores e mais diversos talentos, além de reter seus atuais colaboradores, proporcionando mais clareza e valores sólidos que eles compactuam juntos. Impulsionar as iniciativas de ESG tem sido uma estratégia recorrente das empresas, 78% dos entrevistados disseram que ter práticas sustentáveis e éticas os ajuda a atrair talentos da geração Z.

 

Outro dado relacionado ao tema é que 88% dos diretores e líderes de talentos brasileiros afirmam que a aquisição de profissionais foi significativamente expandida e que as empresas já sabem que os talentos esperam que os empregadores considerem fatores que vão além de cargos e salários. Por isso, é necessário criar mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento para ampliar o desempenho do negócio, como mobilidade, desenvolvimento, planos de carreira e qualificação.

 

Fabio conta que já há alguns anos ouros estudos da Randstad, como o Workmonitor, trazem constatações de que os talentos avaliam diversos fatores ao escolher fazer parte, ou não, de uma empresa, como visão e valores, oportunidades de crescimento e carreira, e mais recentemente, questões relacionadas a ESG. "É uma mudança de paradigma que vemos que as empresas estão levando cada vez mais em consideração e, o mais importante, colocando em prática", conclui o executivo.

 

 

Foto: Shutterstock