Notícia

Indicadores

21/07/2021 - 12h18

64% dos profissionais de RH tiveram dificuldade para lidar com ansiedade na pandemia

Pesquisa da Mercer também aponta que 85% aumentaram as horas de trabalho

 

 

A Covid-19 afeta a vida de profissionais de todos os segmentos, inclusive daqueles que têm como função cuidar do bem-estar dos funcionários: os RHs. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Mercer Brasil que investigou efeitos da pandemia na jornada de quem trabalha com RH, o impacto causado fez com que 64% das pessoas que atuam na área tivessem dificuldade de lidar com a ansiedade.

 

A pesquisa identificou que 47% chegaram a pensar que não conseguiriam lidar com a ansiedade no período, outros 10% responderam que foi muito difícil encarar o tema e 7% buscaram ajuda para lidar com o alto grau de dificuldade.

 

"Durante a pandemia, restrições a atividades presenciais aumentaram drasticamente a carga de home office, por exemplo. Essas restrições e demais revisões de práticas alteraram também a relação dos profissionais de Recursos Humanos com as equipes, com seus clientes internos e com a própria empresa, forçando a adaptação diária e elevando níveis de estresse, ansiedade e esgotamento", analisa Rafael Ricarte, líder de produtos de carreira da Mercer Brasil.

 

Entre os profissionais pesquisados, 36% disseram que o volume de horas trabalhadas "aumentou consideravelmente" durante a pandemia. A jornada aumentou "muito" para 29% deles, e "um pouco" para outros 20%. A carga de trabalho, por sua vez, aumentou para 79% dos respondentes.

 

PRESSÃO

Outro resultado que corrobora a pressão sobre os profissionais de RH é que 28% deles identificaram a própria área como a mais sobrecarregada de suas empresas durante a pandemia. Nesse quesito, de acordo com quem participou da pesquisa, a segunda posição no ranking é de TI (22%), seguida pelo Jurídico (11%).

Em uma escala de 0 a 5, o estudo apontou que a pressão sobre o RH no período de adaptação à pandemia esteve entre 4 (34%) e 5 (29%). A escala mais apontada nessa questão foi 3 (37%).

"A pesquisa mostra os impactos dos excepcionais desafios sobre os indivíduos, sobre as pessoas do RH, e como isso afetou o seu dia a dia profissional e até pessoal. É um alerta para que possamos olhar com cuidado para essas pessoas que cuidam tão bem das pessoas das nossas empresas, e também tentarmos entender o que eles têm passado e o quanto eles precisam também de cuidado", comenta Ricarte.

 

PROFISSIONAIS VALORIZADOS

Diante de um cenário de tanta pressão, aumentou também a percepção de profissionais de Recursos Humanos sobre o peso de seu trabalho. De acordo com o levantamento, 68% dos que atuam no setor disseram que se sentem valorizados e 57% responderam que não sentiram o emprego ameaçado no período. A estabilidade é outra marca: 66% não procuraram outras posições e 79% sequer pensaram em mudar de área.

 

A confiança dos profissionais de RH tem relação direta com o que eles identificaram em suas empresas: 58% concordam com o comportamento de sua companhia durante a pandemia e 52% disseram que suas corporações estavam preparadas para lidar com a Covid-19.

 

Foto de abertura: Pexels/Andrea Piacquadio