Notícia

Gestão de Pessoas

05/12/2025 - 13h15

Supergasbras cria modelo próprio de bem-estar e propósito dos colaboradores

Iniciativa une psicologia positiva, propósito e cultura, fazendo da felicidade uma estratégia corporativa

 

Tratar a felicidade dentro do cenário empresarial é algo mais profundo do que oferecer benefícios ou momentos de descontração, exige continuidade e coerência. Com essa visão, a Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, vem construindo uma agenda estruturada sobre o tema desde 2022, desenvolvendo ações, treinamentos e programas que fortalecem o DNA Jeito Super de Ser, com ênfase na felicidade no trabalho.

 

"Queremos que cada pessoa se sinta parte de algo maior, entenda que o que fazemos todos os dias têm propósito: o gás que envasamos aquece lares, alimenta sonhos e abastece hospitais, é mais do que energia, portanto. Esse sentimento de contribuição é o que transforma trabalho em realização e pertencimento", destaca Glória Castro, diretora de RH da Supergasbras.

 

Para consolidar o tema, a empresa associou seus pilares estratégicos aos elementos da Psicologia Positiva (PERMA): emoções positivas, engajamento, relações positivas, significado e realizações. Também foi criado o Programa Agentes da Felicidade, com colaboradores voluntários que atuam como embaixadores do bem-estar em todas as unidades. Eles passam por capacitação, recebem material de apoio e realizam ações mensais voltadas à integração, reconhecimento e engajamento.

 

Maria Rita Britto, gerente de Cultura, Comunicação e Gestão de Mudança, diz que, mais do que um programa, a felicidade se tornou um pilar da cultura organizacional. “A palavra passou a integrar o vocabulário da empresa e aparece com destaque nas pesquisas internas, refletindo uma mudança real na percepção dos colaboradores", afirma.

 

A empresa também investe em plataformas de e-learning, campanhas internas, eventos de desenvolvimento, reuniões mensais e ações de segurança psicológica que incentivam o protagonismo individual e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Faz isso ao tratar a felicidade como um elemento essencial de performance, pertencimento e propósito.

 

 

Foto: Divulgação/Supergasbras