Notícia

Diversidade & Inclusão

07/06/2024 - 17h43

ID_BR lança Deb, inteligência artificial desenvolvida para combater o racismo

De acordo com Luana Genót, CEO da ID_BR, mais que educar, a ferramenta promove diálogo e conscientização

 

 

O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), organização sem fins lucrativos criada por Luana Génot para acelerar a promoção da igualdade racial, anuncia a chegada da Deb, inteligência artificial desenvolvida com o objetivo de promover diálogos acessíveis e educativos sobre questões étnico-raciais e sociais.

 

Deb é fruto do esforço colaborativo do ID_BR com a Lanum, empresa de business analytics, e pode ser acessada gratuitamente no Instagram: @chamaadeb.

 

 "Queremos que a Deb seja mais do que apenas uma IA. Queremos que seja uma ferramenta para a mudança, um espaço seguro para educação e diálogo que promova uma cultura mais inclusiva", diz Luana, que vê na iniciativa potencial para impactar diversas esferas da sociedade, do ambiente escolar ao mundo corporativo.

 

Com uma equipe interna dedicada à curadoria de interações e conteúdos, a IA está preparada para oferecer respostas imediatas sobre uma ampla gama de tópicos – desde perguntas comuns sobre terminologia racial até questões mais complexas sobre a interseccionalidade entre raça, gênero e outros aspectos sociais.

 

Ao abordar preocupações sobre vieses algorítmicos, a equipe quer garantir um equilíbrio na seleção de fontes e conteúdos, visando representatividade e diversidade. Com uma abordagem proativa, a Deb busca combater o racismo algorítmico ao incluir visões e referências marginalizadas.

 

Luana diz estar entusiasmada em oferecer uma ferramenta inovadora que não apenas educa, mas também promove o diálogo e a conscientização de forma facilitada. "A IA sozinha não resolverá o problema do racismo, mas a Deb pode acelerar o processo de conscientização e ação coletiva. Acreditamos que o diálogo é fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária", finaliza.