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Desenvolvimento Profissional

25/08/2023 - 15h06

Universidade Assaí completa dez anos com redução expressiva em taxa de turnover

Desafio histórico do varejo, rotatividade caiu cerca de 50% depois criação da UA

 

 

 

Criada em 2013 para fazer da educação uma jornada permanente e acessível, a Universidade Assaí (UA), plataforma interna de educação corporativa da rede Assaí, que hoje conta com mais de 70 mil funcionários, completa dez anos promovendo uma série de ações exclusivas com foco na formação continuada do time da empresa. E vem alcançando resultados expressivos: nesses dez anos, a quantidade de colaboradores formados saltou cerca de 500% e a taxa de turnover, um desafio histórico para o segmento do varejo, foi reduzido em cerca de 50%.

 

Segundo Sandra Vicari, diretora executiva de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí, a UA tem contribuído para fortalecer o sentimento de pertencimento de todos os funcionários, além de preparar a equipe para os desafios do dia a dia e para uma jornada de crescimento contínuo.

 

"Sabemos que em nossa sociedade ainda enfrentamos muitos desafios e déficits educacionais e, com a criação da Universidade Assaí, buscamos fazer a diferença na capacitação da nossa gente e formar talentos dentro da nossa própria casa", diz a executiva, complementando: “Costumo dizer que, no Assaí, o crescimento do nosso negócio representa o crescimento da nossa gente. Em 2022, mais de 6 mil colaboradores foram promovidos internamente e, no ano anterior, esse número chegou a 9 mil profissionais, refletindo a assertividade e os resultados da UA no crescimento do time e do negócio".

 

RETENÇÃO DE TALENTOS

A UA foi desenvolvida para estar em linha com a estratégia do negócio e, principalmente, para preparar todo o time para a expansão no país. Apenas em 2012, um ano antes de sua criação, por exemplo, apenas 10% da equipe de funcionários do Assaí tinha entre um e cinco anos de empresa, o que indicava um índice relativamente baixo de retenção.

 

"Um dos principais desafios era estruturarmos um formato de aprendizado que atendesse às necessidades e diferentes perfis de todo o nosso público interno, que possui formações acadêmicas e desafios profissionais distintos", explica Sandra.

 

Pensando nesse cenário, a UA foi estruturada contendo cinco escolas de formação – Atacado, Liderança, Operações, Comercial e Desenvolvimento Técnico e Comportamental -, além de mais de 50 programas de formação e 3.600 cursos e treinamentos personalizados de acordo com a área de atuação, trajetória de carreira e necessidades de desenvolvimento de cada colaborador, atendendo da base à diretoria.

 

Além disso, a universidade conta ainda com uma estrutura física de salas de aula e polos de treinamento em todo o Brasil, sendo que cada nova loja já nasce com uma sala de treinamento equipada, além de plataformas online com o objetivo de disponibilizar o conteúdo onde o colaborador estiver.

 

Dentre as diversas iniciativas, destaca-se o Programa de Lideranças é destinado à formação de todos os níveis de gestão. "Em nossa operação de loja, todos os pipelines de liderança têm um programa estruturado para cada função, garantindo esse desenvolvimento para os nossos líderes. Por exemplo, o Programa Trainee de Operações, que tem como objetivo preparar os futuro subgerentes das unidades teve, ao longo das últimas 13 edições, mais de 600 pessoas promovidas a subgerente de loja. São participantes que continuam crescendo conosco. Hoje contamos com 80 gerentes de loja e dois gerentes de operação regional oriundos do projeto", afirma a executiva.

 

 

REVISÃO ANUAL

Para garantir o seu melhor aproveitamento, anualmente, a Universidade Assaí é revisada com o objetivo de ser continuamente aprimorada quanto aos desafios do negócio. Isso para que esteja acessível a cada perfil dos seus milhares de colaboradores e em linha com o cenário no qual a sociedade está inserida.

 

Para isso, a equipe é formada e trabalha com a metodologia 6Ds (Determinar, Desenhar, Direcionar, Definir, Dar Apoio e Documentar). O objetivo é suprir toda a necessidade do negócio e ser viabilizada onde o(a) aluno(a) está, seja na loja, escritório ou centro de distribuição, além de definir o canal mais assertivo e o acompanhamento dos principais indicadores na transferência de aprendizagem, assim como a efetividade da ação.

 

"O Assaí tem o cuidado de entender que cada colaborador tem sua forma de aprender e partem de pontos de partida diferentes, por isso, a metodologia apoia na definição do melhor canal, o mais assertivo, com diferentes formas para que todos possam se sentir sempre integrados e motivados no treinamento. Além disso, costumamos acompanhar as mudanças de mercado e desafios enfrentados em nosso cotidiano, como foi o caso da covid-19", explica Sandra.

 

Até o início da pandemia, os treinamentos eram realizados no formato híbrido – contando com momentos presenciais em sua maioria e outros digitais. Mas a chegada do novo cenário trouxe um grande desafio e exigiu mudanças rápidas em meio, inclusive, a forte expansão da empresa.

 

Além de migrar rapidamente os treinamentos para o ambiente 100% online, foi lançado o ZapUA, um canal que conta com uma multiplicadora de aprendizagem Inteligente da Universidade Assaí, a Maia, um robô humanizado que conversa sondando interesses e níveis de conhecimento para entregar diferentes caminhos e feedback. Maia combina pílulas de conteúdo, inteligência artificial, plataformas de conversa (WhatsApp) e árvores de decisão para apoiar programas de aprendizagem. Tudo de forma ágil e simples.

 

Para manter todo o time preparado e pensando naqueles que não têm afinidade com a tecnologia, foi estruturada, em 2022, uma capacitação de letramento digital – que inclui o nível básico, intermediário e avançado – para apoiar os colaboradores a aprenderem e descobrirem novas ferramentas digitais.

 

Foto: Freepik