Em seu trabalho com empresas como Toyota, Bank of America, Key Bank, ICICI Bank, Aditya Birla Group, Novartis, Max Group, Yildiz Holdings, UST Global, Fast Retailing (Uniqlo), Humana e Matrix, ele é conhecido por abrir caminho complexidade de administrar um negócio no ambiente de rápida mudança de hoje para descobrir o problema principal do negócio.
Suas soluções do mundo real, compartilhadas com milhões por meio de seus livros e artigos nas principais publicações de negócios, foram elogiadas por serem práticas, relevantes e altamente acionáveis - o tipo de conselho que você pode usar na segunda-feira de manhã. Jack Welch, ex-presidente da GE, disse: “Ele tem a rara capacidade de separar o significativo do insignificante e transferi-lo para outras pessoas de maneira silenciosa e eficaz”.
O professor Charan treinou mais de uma dúzia de líderes que se tornaram CEOs. Ele atinge muito mais líderes empresariais promissores por meio de programas internos de educação executiva. Seu estilo de ensino interativo e enérgico lhe rendeu vários prêmios, incluindo o prêmio Bell Ringer no famoso Crotonville Institute da GE e o prêmio de melhor professor na Northwestern.
Ele estava entre os dez principais recursos da Business Week para programas internos de desenvolvimento de executivos. Ram é autor ou co-autor de mais de 35 livros que venderam mais de 4 milhões de cópias em mais de uma dúzia de idiomas. Quatro de seus livros foram best-sellers do Wall Street Journal, incluindo Execution (em coautoria com o ex-CEO da Honeywell, Larry Bossidy), que passou mais de 150 semanas na lista de best-sellers do New York Times. Ele também escreveu para publicações, incluindo mais de 12 artigos para Harvard Business Review, 12 artigos para Fortune e numerosos artigos para BusinessWeek, Time, Chief Executive e USA TODAY.
Ram foi eleito Distinguished Fellow da National Academy of Human Resources e foi nomeado uma das pessoas mais influentes em governança corporativa e diretoria pela revista Directorship. Ele atuou na Blue Ribbon Commission on Corporate Governance e atua ou atuou em uma dúzia de conselhos nos EUA, Brasil, China, Índia, Canadá e Dubai.