Pesquisa reconhece as Melhores Práticas em Gestão de Pessoas
O que é a pesquisa?
Para buscar identificar as principais ações de RHs em práticas de gestão de pessoas, a Gestão RH realiza, anualmente, desde 2009, a pesquisa “150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas – PGPS”.
Em 2015 também começamos a premiar os 10+ e Empresa do Ano com atuação na América Latina
Como é feita
O levantamento realizado anualmente - mapeia, entre as melhores empresas do Brasil, quais
programas estão sendo executados em prol dos colaboradores. O foco da pesquisa tradicionalmente
está direcionado ao grupo das “1.000 Maiores e Melhores Empresas”(Exame), “Melhores Empresas
para Trabalhar” (Época) e “150 Melhores Empresas para Você Trabalhar” (Você S/A- Exame), além das
pesquisas desenvolvidas pela Gestão RH como:
Melhores Empresas em Cidadania Corporativa e IDHO – Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional.
Informações apuradas
A pesquisa avalia as dimensões direcionadas para a liderança, desenvolvimento de pessoas, qualidade de vida,
diversidade e comunicação, a partir de questionários respondidos e informações geradas, também na pesquisa Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humanos Organizacional - IDHO.
As dimensões avaliadas
As práticas desenvolvidas em cada uma dessas dimensões completam o conteúdo da pesquisa na busca de ações inovadoras no conceito de gestão de pessoas, além de apresentar como as empresas investem em cada um dos tópicos para a melhoria de seus colaboradores e de si mesma.
Conheça os critérios de cada dimensão:
· Liderança
Aborda ações em desenvolvimento de líderes, desde programas de trainees até a alta gerência de desenvolvimento dos colaboradores por meio de programas T&D.
· Diversidade
Trata de programas de inclusão racial, portadores de necessidades especiais e estímulo à diversidade, por meio do respeito às diversas religiões e faixas etárias.
· Desenvolvimento de pessoas
Avalia plano de carreira, remuneração e reconhecimento do colaborador, participação nos resultados e retenção de talentos de desenvolvimento de carreira.
· Qualidade de vida
Considera a existência de programas que visam à saúde e ao bem-estar de seus colaboradores, promovendo programas de apoio psicológico, financeiro, saúde mental, nutricional e de antitabagismo a seus funcionários e familiares.
· Comunicação
Mede a implantação de programas de comunicação interna, que visam o bom relacionamento com o colaborador e as estratégias de comunicação externa da empresa na busca por uma boa imagem perante a mídia e a sociedade.